Curta produzido no IFPE Olinda é selecionado para festivais internacionais

Animação Dois Velhinhos será exibido no Student World Impact Film Festival

O curta-metragem de animação “Dois Velhinhos” foi selecionado para a próxima edição do Student World Impact Film Festival. A exibição será realizada em abril de 2023, em Nova York. Produzidos por estudantes e servidores do IFPE Olinda, por meio de um projeto de extensão coordenado pelo professor Rafael Ziegelmaier, o curta é fruto de um roteiro adaptado do conto de Dalton Trevisan.

Abordando temas como inveja e solidão, o curta conta a história de dois idosos esquecidos num asilo. A narrativa dos dois velhinhos encarcerados num cubículo apertado leva o telespectador a refletir sobre a condição de abandono.

Com seis minutos de duração, o curta começou a ser produzido antes da pandemia. Com o isolamento, os trabalhos foram interrompidos e continuados no início de 2022, com a retomada das atividades presenciais no IFPE Olinda. Toda a animação foi produzida no laboratório de Computação Gráfica do Campus.

“Minha intenção era mostrar para os estudantes que dá para fazer animação e participar de festivais nacionais e internacionais. É importante para lançar o nome desses talentos no mercado”, conta o professor Rafael Ziegelmaier. Segundo ele, a iniciativa estimula a autoconfiança dos estudantes.

O projeto de extensão coordenado por Ziegelmaier reuniu servidores, estudantes e ex-alunos do IFPE Olinda. Um deles é Jorge Maranhão, que já havia participado de festivais com o seu curta de animação “Hellcife – Até quando?”, produzido quando cursava Computação Gráfica no Campus. “Estou muito feliz com a seleção para um festival internacional. É um reconhecimento ao nosso trabalho que nos estimula a continuar com as produções”, comemora Jorge.

Além do Student World Impact Film Festival, a animação Dois Velhinhos foi selecionada para o festival Lift-Off Global Network, em julho deste ano. A equipe de produção do filme, além de Maranhão e Ziegelmaier, é formada por Katarina Scervino, Larissa Penha, Lucas Vinicius Soares, Matheus William, Sávio Lima e Sofia Melo.