Início do conteúdo

Demetrio Albuquerque fala sobre os caminhos da escultura pernambucana

Autor do monumento Tortura nunca mais ministra palestra no IFPE Olinda nesta segunda-feira (14)


O universo da escultura pernambucana é tema da palestra que o artista Demetrio Albuquerque ministra no IFPE Olinda nesta segunda-feira (14), às 14h30. Na atividade gratuita e aberta ao público, o artista vai falar sobre os caminhos que trilhou em sua carreira e como essa técnica artística é explorada no estado.

Demetrio acumula prêmios em sua carreira. Ele é o escultor do monumento Tortura Nunca Mais, instalado na Rua da Aurora. A obra foi a vencedora de um concurso realizado em 1988. Ele ainda conquistou o prêmio João Turim, em 1911, com as esculturas Prometeu e Andaluz. Já realizou exposições coletivas e individuais não só no Brasil, mas também em países como o Japão.

Formado em arquitetura, o artista foi quem criou as 17 estátuas de poetas e músicos pernambucanos espalhadas por Recife e também do mestre Vitalino, instalado no Alto do Moura, em Caruaru. Suas obras de grande porte também podem ser conferidas em João Pessoa, onde há o  Monumento a Augusto dos Anjos, e no jardim das esculturas do Shopping Recife, onde se encontra A Pedra.

O artista vem ao IFPE Olinda a convite da professora Analine Santos, que coordena o grupo Tridimensionar, voltado à investigação e produção de obras em três dimensões. 

Fim do conteúdo