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Egresso do ProfEPT do IFPE Olinda é aprovado em doutorado na área de Educação Tecnológica
Lenilson investigará o fortalecimento da educação fiscal por meio de políticas públicas e parcerias interinstitucionais
O egresso da turma 2022 do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFPE Campus Olinda, José Lenilson Ferreira de Melo, foi aprovado no Doutorado Profissional em Educação Tecnológica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus Uberaba. Ele desenvolverá sua pesquisa na linha “Gestão das Organizações e Políticas Públicas para a Educação Tecnológica e Profissional”.
Em sua tese de doutorado, Lenilson investigará como as políticas públicas e as parcerias interinstitucionais podem contribuir para a implementação e fortalecimento da educação fiscal no Ensino Médio Integrado. Segundo ele, os tributos desempenham um papel essencial na redistribuição de riquezas e no financiamento de políticas públicas que promovem o bem-estar coletivo e a redução das desigualdades sociais.
No mestrado ProfEPT no IFPE Olinda, Lenilson desenvolveu uma pesquisa sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e sua contribuição para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes na Educação Profissional e Tecnológica, especialmente no ensino da contabilidade. Ele destaca que a formação no programa foi determinante para sua aprovação no doutorado, proporcionando uma base teórica sólida e aprofundando seus conhecimentos sobre metodologias de aprendizagem e políticas educacionais.
“O ProfEPT foi fundamental para minha aprovação no doutorado. A experiência adquirida com a pesquisa me ajudou a construir um olhar mais analítico e reflexivo sobre as políticas públicas educacionais, o que se conecta diretamente com minha proposta de estudo”, afirma Lenilson. Ele também fez questão de agradecer à Profª Drª Rosangela Maria de Melo, sua orientadora e coordenadora do curso, e ao Prof. Dr. Ivanildo José de Melo Filho, que acompanharam de perto sua trajetória acadêmica. “Suas orientações e incentivos foram essenciais para que eu pudesse dar esse novo passo na minha carreira”, ressalta.
Para o egresso, a aprovação no doutorado representa a realização de um grande objetivo e reforça sua dedicação à pesquisa e ao ensino na Educação Profissional e Tecnológica. “Essa conquista me motiva ainda mais a contribuir para o desenvolvimento de práticas educativas inovadoras e para a construção de políticas públicas que impactem positivamente a formação dos estudantes”, conclui.