Estudantes apresentam resultados parciais de projetos de Extensão

Quarta edição da Mostra de Extensão também contou com exibição de animações do Festival do Minuto

Bolsistas, orientadores e voluntários apresentaram os resultados parciais dos projetos que desenvolvem no Campus Olinda através do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), nesta quinta-feira (4). Todos eles são realizados dentro do cronograma proposto e já dão indícios de que serão um sucesso, quando concluídos.

É o caso do “Mapa Interativo: Olinda sob os pés e na palma da mão”, através do qual é desenvolvido um aplicativo gratuito para celulares, com um mapa interativo do sítio histórico de Olinda. A ideia é que os usuários obtenham informações sobre determinados pontos turísticos e até possam visualizar as transformações sofridas pelos prédios ao longo dos tempos. Os participantes trabalham na modelagem dos espaços que serão disponibilizados.

Outro projeto prevê a elaboração do Manual do Estudante do Campus Olinda. “Queremos transformar textos em imagens para descomplicar a vida dos estudantes. Tornar fácil o acesso a determinadas informações”, explica o professor Elton Rubens Vieira da Silva. Para tornar atrativo um documento extremamente útil aos discentes, o grupo realizou um estudo com cerca de 50 manuais de estudantes de instituições de ensino públicas, privadas, brasileiras e estrangeiras. “Vamos seguir os melhores exemplos dessas publicações”, garantiu.

Também foram apresentados os resultados parciais dos projetos Plantando Sementes e colhendo amizades; Heinrich Moser: um recorte na memória gráfica de Pernambuco do início do século XX e Visualidades Fotográficas de Olinda.

“Nesta primeira etapa, temos uma ideia de como os trabalhos estão andando. É um momento em que esses projetos se encontram e se fortalecem. Esperamos que eles contribuam cada vez mais com a comunidade e se multipliquem”, disse a diretora de Ensino, Luciana Padilha, durante a abertura.  “No final do ano, esperamos ver todos esses projetos concluídos. É muito estimulante realizar esse trabalho”, entusiasmou-se o diretor de pesquisa e extensão, Paulo Diniz.

A Mostra contou com a participação de alguns visitantes externos como a professora do CODAI, Ceres Almeida. “A motivação das pessoas envolvidas nesses projetos faz a diferença em instituições públicas como a nossa. Todos vestem a camisa, com muita garra”, comemorou. Outra convidada foi a coordenadora do Curso de Design Gráfico do Campus Recife, Eliana Melo. O evento terminou com a exibição da Mostra de Animação do Festival do Minuto, trazida ao IFPE pelo produtor cultural da Proext, Philipe Soares.