Estudantes criam obras visuais a partir de textos literários

Trabalho foi realizado dentro da disciplina Português Instrumental, ministrada pelo professor Fernando Ivo

Imagine dar forma visual a um conto que não tem nenhuma descrição, como “Desenredo” de Guimarães Rosa. O texto foi um dos que foram trabalhados nas aulas de Português Instrumental, ministrada pelo professor Fernando Ivo, nas turmas dos primeiros períodos do curso Artes Visuais.

Também foram trabalhados os textos de Osman Lins, “A partida” e “O vitral”, que ao contrário de “Desenredo” são bem descritivos, além do filme “Sonhos”, de Akira Kurosawa. “Em relação aos textos de Osman Lins, os estudantes tiveram que ser fieis à descrição. Já no caso do vídeo, eles tiveram que trabalhar com texto. Nosso objetivo é realizar a transposição do texto para a imagem. Eles ficaram livres para criar”, explica o professor.

Nesta quarta (21), os grupos apresentaram suas produções. Foram diversas obras, desde escultura em papel, passando por pinturas até colagem. Inspirado no filme “Sonhos”, um dos grupos criou até um curta “O sopro do meu além”, uma narrativa que mescla sonoridade e imagens impactantes. “Era para ser um texto, mas tivemos uma carga visual muito forte. Por isso, decidimos fazer o vídeo para mostrar vários pontos de vista”, diz a estudante Maria Mônica, responsável pelo roteiro.

Para Mônica a dinâmica trabalhada na disciplina possibilitou a demonstração de várias contribuições diferentes a partir de um mesmo trabalho. O professor adorou o resultado. “Foi muito bom. Trabalhamos a disciplina de forma mais prática”