Início do conteúdo

Estudantes de Artes Visuais apresentam TCCs em Seminário

Evento ocorre nos dias 24 e 25 de fevereiro, no IFPE Olinda


Nos dias 24 e 25 de fevereiro, o IFPE Olinda realiza o Seminário de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Artes Visuais. O evento marca a culminância dos projetos desenvolvidos pelos estudantes do curso técnico e oferecerá uma programação diversificada, com pesquisas que exploram diferentes técnicas, materiais e reflexões sobre a arte.

As apresentações acontecerão das 8h30 às 17h30. Entre os temas abordados, estão a interseção entre arte e memória, processos de restauração, expressão artística através do amigurumi, pintura, fotografia, mangá, arte afro-indígena, entre outros.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Destaques da programação
O seminário contará com apresentações individuais, onde cada estudante exporá sua pesquisa e os processos criativos envolvidos. Entre os trabalhos em destaque estão:

  • “Universo – Pintura”, de Marcela Ribeiro de Lima, sob orientação da professora Lisa de Lisieux Dantas da Silva;
  • “Amigurumi: A linha como meio de expressão na arte”, de Sérgio Bispo da Silva;
  • “Restauração da imagem de NS das Graças: técnicas e práticas”, de Natália de Araújo Silva Oliveira;
  • “Registro e memória: fotografia como acervo de terreiro afro-indígena”, de Cristiane Aline Bezerra da Silva;
  • “(Re)Amar: olhares negros”, de Júlia Andressa Ferreira da Rocha;
  • “DesaTRANSicionando CIStemas”, de Laican;
  • “Microcosmos ilustrados: a arte dos insetos em gravura”, de James Aspar;
  • “Mangá: um personagem em cartaz”, de Lucas Pereira de Andrade Santos;
  • “Transformações na máscara da La Ursa de Olinda-PE”, de Ruth Lopes Furtado Ferreira;
  • “Lambe-lambe: expressão e resistência periférica”, de Laryssa Fernanda.

Os trabalhos serão avaliados por bancas compostas por professores do IFPE e profissionais convidados, que contribuirão com seus conhecimentos e experiências para enriquecer as discussões sobre cada pesquisa.

Para o professor Fernando Ivo, um dos organizadores do seminário, o evento é um momento essencial para a formação dos estudantes: “A apresentação do TCC é um processo fundamental para consolidar o aprendizado e permitir que os alunos compartilhem suas trajetórias e descobertas com a comunidade acadêmica”.

A Coordenação do Curso Técnico em Artes Visuais também destaca que a diversidade dos temas abordados reflete a riqueza do campo das artes e a liberdade criativa dos estudantes.

Seminário de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Artes Visuais
Quando: 24 e 25 de fevereiro de 2025
Horário: 8h30 às 17h30
Onde: Salas B07 e C03 (a confirmar)
Responsáveis: Prof. Fernando Ivo e Coordenação do Curso Técnico em Artes Visuais

Fim do conteúdo