Estudantes desenvolvem atividade interdisciplinar que conecta a Idade Média à Computação Gráfica

Alunos de Computação Gráfica fazem visita técnica ao Instituto Ricardo Brennand

Estudantes do curso de Computação Gráfica do IFPE Olinda participaram de uma visita técnica ao Instituto Ricardo Brennand, como parte de uma atividade interdisciplinar que conecta a Idade Média à Computação Gráfica. A visita, realizada nesta terça (3), que envolveu 50 estudantes dos 2º (Subsequente) e 3º (Integrado) períodos, teve o objetivo de consolidar o aprendizado prático e teórico em disciplinas como Modelagem 3D, Programação, História, Game Design e Desenho Arquitetônico Digital.

Sob a orientação dos professores Nelcy Magdala (Modelagem 3D), Romero Medeiros (Programação Aplicada), Paulo Diniz (História), Lívia Melo (Desenho Arquitetônico Digital) e Renata Cadena (Introdução ao Game Design), os alunos já vinham desenvolvendo, em sala de aula, modelagens tridimensionais inspiradas em cenários medievais, utilizando o software Blender.

“A visita ao Instituto Ricardo Brennand permitiu que os estudantes tivessem contato direto com os elementos arquitetônicos da Idade Média, como castelos, armas e estruturas sociais, o que foi essencial para a aplicação prática dos conteúdos estudados”, afirmou a professora Nelcy Magdala.

Além de estudar a arquitetura medieval, os alunos também aplicaram conceitos de programação para criação de jogos, utilizando a plataforma Unity. A visita, que incluiu o uso de trenas e câmeras para capturar detalhes das edificações, deve ter como produto final a modelagem 3D de um castelo, a produção de um game ambientado no cenário medieval e a elaboração de um jogo de tabuleiro.

“A interdisciplinaridade é uma característica central dessa atividade, permitindo que os alunos integrem conhecimentos de diferentes áreas para criar um produto final que reflete tanto o aprendizado teórico quanto prático”, comentou a professora.

A visita técnica ao Instituto Ricardo Brennand marca a união entre teoria e prática, demonstrando a importância de experiências fora da sala de aula no processo de aprendizado e no desenvolvimento de projetos colaborativos.