Notícias
Estudantes do IFPE Olinda apresentam pesquisa no XIV CONNEPI
Trabalhos exploram o legado a arquitetura modernista no Recife e abrem portas para o mundo da pesquisa
As estudantes do IFPE Olinda, Daiane Gomes dos Santos e Mylena Tertuliano, estão em Belém, no Pará, participando do XIV Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI). No evento, elas apresentam os resultados de suas investigações, nas quais têm se dedicado nos últimos meses para explorar e analisar o legado da arquitetura modernista no Recife. A participação no Congresso não apenas celebra a conclusão de suas pesquisas, mas também marca uma importante entrada das estudantes no mundo da pesquisa acadêmica.
Daiane, acompanhada pela professora Nelcy Magdala Moura, está apresentando o trabalho intitulado “O Legado de Delfim Amorim: Modelagem 3D dos Edifícios Pirapama e Barão do Rio Branco”. O trabalho, desenvolvido também com os colaboradores Rodrigo Luckwu e Jéssica Bianca Pereira, faz parte do projeto “Tecnologia, Modelagem Tridimensional e Arquitetura Bioclimática”, liderado pela professora arquiteta Lívia Melo.
O estudo visa a modelagem tridimensional dos edifícios Pirapama (1956) e Barão do Rio Branco (1969), projetados por Delfim Fernandes Amorim, um renomado arquiteto modernista. A pesquisa utiliza o software Blender para analisar dispositivos bioclimáticos, como cobogós e janelas em fita, que Amorim empregou para otimizar a ventilação e iluminação natural. A modelagem 3D permitiu aos pesquisadores avaliar a eficácia dessas características na melhoria do desempenho ambiental dos edifícios e sua relevância para enfrentar desafios modernos, como o aquecimento global.
“A participação da bolsista Daiane no CONNEPI é a coroação de todo o trabalho desenvolvido durante a pesquisa. Ela teve a oportunidade de experimentar uma nova etapa em sua carreira acadêmica, desde a preparação para a apresentação”, destacou a professora Nelcy Magdala Moura, que acompanha a estudante no congresso. A professora comemorou as vitórias que Diane conquistou por meio da pesquisa, desde andar pela primeira vez de avião e conhecer Belém até desenvolver a confiança para apresentar o trabalho num congresso.
Mylena Tertuliano: Análise do Pavilhão de Óbitos de Luiz Nunes
Já a estudante Mylena Tertuliano apresenta sua pesquisa sobre o Pavilhão de Óbitos, projetado por Luiz Nunes em 1937 no Recife. A investigação, apoiada pelo PIBIC/CNPq, tem como objetivo avaliar como o edifício utiliza técnicas de arquitetura bioclimática para otimizar ventilação e iluminação natural em um clima quente e úmido.
Utilizando modelagem tridimensional e a planta baixa do edifício, Mylena comparou as características do Pavilhão de Óbitos com as normas atuais de desempenho térmico, conforme a NBR 15575:2021. A pesquisa revelou que, embora o edifício incorporasse inovações modernistas como cobogós e grandes janelas, houve espaço para melhorias, especialmente no design das janelas para uma ventilação cruzada mais eficiente.
“Estava ansiosa, pois foi minha primeira participação em um congresso e minha primeira viagem de avião. No entanto, sinto-me aliviada por estar bem preparada e pelo fato de termos recebido uma nota 10 pelo artigo. Espero aprender com outros projetos e aprimorar meu trabalho com as críticas recebidas”, conta Mylena.
A professora Lívia Melo, orientadora de Mylena, destacou a importância da participação em congressos. “É fundamental que as estudantes participem de grandes congressos para aprender como relatar um trabalho e se expor ao mundo da pesquisa. Isso proporciona uma experiência valiosa para o currículo e para o desenvolvimento profissional delas”, comemorou.