Notícias
Estudantes do IFPE Olinda criam preparatório para o SSA
Projetos IFVEST e IFZEN auxiliam estudantes do IFPE Olinda na preparação para o SSA e no bem-estar mental
Em uma iniciativa pioneira, estudantes do IFPE Olinda, lideradas por Maria Clara Macedo e Luana Melo, criaram dois projetos que buscam preparar seus colegas para o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE). O IFVEST, um preparatório de estudo, e o IFZEN, com atividades de relaxamento, estão mudando a rotina dos alunos em um momento crucial de preparação para as provas de ingresso.
Maria Clara Macedo, de 16 anos, estudante do segundo período do curso de Computação Gráfica, explicou que a ideia surgiu a partir de uma necessidade observada na própria turma. “Percebemos que a turma tem muita dificuldade com o SSA. Muitos assuntos não são trabalhados em sala. No início, começou como um grupo de estudo. Começamos preparando as aulas, nas terças e quintas, de português e matemática. Depois, estendemos para química, física e biologia”, contou Maria Clara.
Ao saber da iniciativa, a diretora-geral do IFPE Olinda, Luciana Tavares, escalou professores para promoverem um acompanhamento da iniciativa. As aulas passaram a ser supervisionadas pelo professor de Física Milton e pela professora de Geografia, Lúcia Libório.
O IFVEST oferece aulas gratuitas de reforço nas terças e quintas-feiras. Os encontros acontecem sempre das 13h às 16h nas terças e das 14h às 16h nas quintas. O projeto teve uma duração de seis semanas, e, no último dia 10 de dezembro, foi realizada a última aula.
A aluna Maria Clara também ressaltou o impacto positivo do projeto no processo de aprendizagem dos colegas. “Tem sido muito trabalhoso, mas é muito bom ver que você está ajudando uma pessoa a aprender a estudar. Saber que tudo é possível. Não tem que ser tão ruim. Quando você estuda com mais gente é mais divertido. É lindo ver as pessoas se concentrando e aprendendo”, disse ela.
Além do conteúdo acadêmico, as estudantes também se preocuparam em ensinar estratégias para as provas. “A gente trabalha não só conteúdo, mas estratégias para fazer a prova, como se comportar, administrar o tempo… Tudo isso faz parte da preparação”, destacou Maria Clara.
Para ajudar a medir o progresso dos alunos, o grupo organizou dois simulados do SSA, realizados nos dias 23 e 30 de novembro. O objetivo era identificar as principais dificuldades dos estudantes e trabalhar de forma direcionada os conteúdos mais desafiadores. Alguns professores usaram as notas do simulado como base para intervenções dentro das aulas, junto com atividades práticas em oficinas. “O simulado foi essencial para sabermos o que mais precisa ser trabalhado. A partir dele, conseguimos focar mais nos pontos fracos da turma, como matemática e gramática”, explicou a estudante.
Além do IFVEST, as estudantes criaram o IFZEN, um espaço voltado ao bem-estar e ao relaxamento dos estudantes antes das provas. Nos dias dedicados ao IFZEN, que ocorrem aos sábados, não há aulas regulares. Os alunos participam de atividades como massagem, defesa pessoal, jogos, just dance, karaokê, e palestras. No último sábado (14), o evento contou com sessões de alongamento, lanche e outras atividades para aliviar o estresse. “Esses momentos de lazer são muito importantes para que possamos descansar a mente e dar uma pausa nos estudos”, contou Maria Clara.
Tiago Henrique Duarte Barbosa, de 15 anos, é um dos alunos que tem participado ativamente do IFVEST. Ele compartilhou como a iniciativa o ajudou a melhorar seu desempenho. “Senti que tinha uma evolução muito grande após o IFVEST. Os materiais, fichas e técnicas que elas ensinam ajudaram bastante. Eu tinha muita dificuldade em matemática e gramática e, depois do projeto, senti que estava bem melhor. As notas melhoraram bastante”, afirmou Tiago. Ele pretende cursar Ciências da Computação na UPE.