Estudantes do IFPE Olinda farão recital em homenagem a Noel Rosa

Recital Noel na Ladeira, do curso Canto Popular, será no dia 7 de julho, no Centro Luiz Freire

A turma do curso de Canto Popular, oferecido pelo IFPE Olinda em parceira com o Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO), resolveu fazer uma homenagem a Noel Rosa para marcar o encerramento do primeiro semestre da formação. O recital Noel na Ladeira será apresentado às 19h30 do dia 7 de julho, no Centro de Cultura Luiz Freire, que fica no sítio histórico. Os ingressos serão distribuídos 1h antes, no local do evento, até a limitação do espaço.

“Queríamos homenagear um cantor que tivesse versatilidade. Noel nos brindou do samba ao choro e até com músicas tranquilas”, explica a professora do curso, Katarina Meneses. O recital contará com encenações e repertório de 14 músicas, entre elas, Com que roupa?, Conversa de Botequim, Fita Amarela, As Pastorinhas e Silêncio de um Minuto.

Com duração de um ano, o curso começou a ser ministrado no início de abril para seis estudantes, com aulas individuais e coletivas. Matheus Oliveira, Esdras Lacerda, Arthur Ferreira, Diego Morais, Kelly Guimarães e Kellyanne Morais apresentarão o recital ao lado da professora Katarina Meneses.

Na formação, os estudantes aprendem sobre a história da voz, noções de higiene vocal, fisiologia da voz, além do domínio de técnicas vocais, explorando elementos como projeção, apoio e respiração. O objetivo é formar profissionais para atuarem na área de música, capacitados para cantar em corais, atuar como performers em bandas e grupos vocais; realizar ensaios e dirigir grupos vocais de diferentes naturezas e formações.