Estudantes do IFPE Olinda participam 42ª Jornada de Foguetes

Evento reúne mais de 1500 estudantes de todo o país no Rio de Janeiro

Três estudantes do curso técnico integrado de Computação Gráfica do IFPE Olinda estão participando da 42ª Turma da Jornada de Foguetes (MOBFOG), que acontece em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Carlos Vinicios, Miguel Queiroz e Paulo Henrique foram selecionados para participar do evento após um processo de seleção que envolveu a apresentação de um projeto e a avaliação da construção de seus foguetes. Outros seis estudantes do IFPE Palmares também participam do evento.

O interesse pelos foguetes foi incentivado nas aulas de Física do professor Josiel da Cunha Silva. O professor desperta o interesse dos estudantes pela Física de uma forma divertida, explorando a teoria a partir de experiências práticas.

Os três estudantes contaram que o projeto foi desafiador, mas gratificante. “Desde o início do projeto nos esforçamos para participar sem ao menos saber que o grupo mais esforçado iria participar da 42ª Jornada de Foguetes”, relatam. “Nosso primeiro lançamento foi bem complicado porque não tínhamos experiência, mas mesmo assim ficamos satisfeitos com o resultado e nos influenciou a querer estudar mais sobre o assunto”, completaram.

O início não foi fácil. Eles revelaram que tiveram muitas dificuldades na construção do foguete. “Pesquisamos, testamos até dar certo”. Essa comemoração foi ainda mais forte quando os estudantes lançaram seus foguetes. Por meio do evento, eles tiveram a oportunidade de conhecer o Rio de Janeiro e também pessoas de todos os estados do Brasil, com as quais compartilharam conhecimentos e experiências.

A Jornada de Foguetes é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A 42ª edição do evento, que acontece anualmente, sempre no final de agosto, começou no dia 28 e termina nesta quinta-feira (31). Mais de 1.500 estudantes de todo o país, de diferentes níveis de ensino, competiram em três categorias: ensino fundamental, ensino médio e ensino superior.