Estudantes formam o Alcateia Games para desenvolvimento de jogos

BRIGAdeiros é o primeiro jogo lançado pela equipe, durante o CGLab Game Festival

Você já presenciou uma briga pelos últimos docinhos da mesa em uma festinha de aniversário? Talvez. Mas o que com certeza você nunca presenciou foi a briga ENTRE os últimos docinhos na mesa em uma festinha de aniversário. Essa é mais ou menos a proposta do game BRIGAdeiros, criado pelos estudantes do 3º período do curso de Computação Gráfica.

A proposta do jogo é bem direta: uma bandeja de docinhos ao centro da mesa servindo de ringue para uma batalha, onde brigadeiros e beijinhos rolam uns contra os outros com o objetivo de jogar os oponentes para fora, enquanto uma platéia de coxinhas vibra com o espetáculo.

O jogo, baseado em um game semelhante chamado “Pummel Party”, foi produzido como forma de experimentar o desenvolvimento com a “game engine” Unity utilizando modelagem 3D, aproveitando a experiência que os estudantes adquiriram nessa área até o 3º semestre do curso.

Segundo Lucas Costa, integrante da equipe, a ideia de produzir games coletivamente, independentemente do IFPE, veio a partir de uma primeira experiência em uma “Game Jam”, na qual o grupo participou no final do ano de 2019 e os membros se denominaram “Alcateia Games”. Já a ideia e o desenvolvimento do BRIGAdeiros surgiu em fevereiro de 2020, com o grupo mais entrosado, sendo interrompido em março, devido ao contexto da pandemia de Covid-19. Até então, a cada aprimoramento implementado no projeto, eles contavam com as opiniões e sugestões de professores do curso de Computação Gráfica.

O retorno ao desenvolvimento do jogo e sua finalização só ocorreram com a divulgação do evento virtual “CGLab Game Festival”, ocorrido no último dia 17, promovido pelo Laboratório de Experimentações em Computação Gráfica do IFPE – Campus Olinda (CGLab), onde puderam lançar e tiveram a oportunidade de sentir o feedback dos primeiros usuários do jogo.

Paulo França, integrante da Alcateia Games, reforça que o BRIGAdeiros é um game para se jogar com os amigos, por se tratar de um contexto de festa de aniversário, onde você comemora com as pessoas que são importantes para você.

O BRIGAdeiros é um game multiplayer local, permitindo até 4 jogadores no mesmo PC. Você pode baixar e jogar acessando a Expo Games do CGLab Game festival. A Alcateia Games é formada pelos estudantes Amanda Ferreira, Gabriel Victor, Jonas Mateus, Larissa Penha, Lucas Costa e Paulo França.