Evento apoiado pelo IFPE promove música produzida em escolas públicas

Estudantes do Campus Olinda aliaram teoria e prática na realização do X Festival de Música na Escola

Com apoio do IFPE e realização do Comitê de Entidades e Pessoas (COEP), a décima edição do Festival de Música na Escola levou ao palco do Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, cerca de 25 bandas da rede estadual de ensino. Todas elas cantaram músicas autorais, inspiradas nos oito objetivos do Milênio da Unesco, para um público de aproximadamente 1.700 pessoas. O evento é uma nova aposta da Proext em sua forma de realizar extensão. Além de aproximar o Instituto de seu público, serviu como um verdadeiro laboratório para estudantes do Campus Olinda, que participaram ativamente da organização do Festival.

“Nunca havia trabalhado num evento de grande porte como esse. É uma experiência inesquecível, não só para mim, mas para toda a turma. Colocamos em prática a teoria que vimos em sala de aula. Tudo isso que está acontecendo passou um pouco por mim”, orgulha-se o estudante do curso de Assistente em Produção Cultural oferecido pelo Pronatec, André Luís. Ele e sua turma organizaram todos os detalhes do Festival, desde a recepção ao público, passando pela distribuição de alimentos, até a parte de marketing. “Além de contribuir para o nosso currículo, vamos descobrindo tudo, na prática”, conta Larissa Xavier, que atuou na recepção.

Os estudantes dos cursos regulares do Campus Olinda de Computação Gráfica e Artes Visuais que fazem parte do Birô de Produção Gráfica e Visual também contribuíram. Foram eles que fizeram o redesign da marca, criaram a identidade visual e elaboraram todas as artes para as peças gráficas, como banners, cartazes, camisetas e até as animações projetadas no palco do Festival. “Foi uma experiência gratificante trabalhar com a organização do evento e com os colegas do Birô” afirma o estudante do Computação Gráfica, Bruno Silva de Melo.

As atividades realizadas pelos discentes do Campus Olinda ocorreram através de um projeto de extensão, criado pelo produtor Cultural da Proext, Philipe Soares. Ele explica que desde a nona edição o Instituto é um dos apoiadores do Festival. A perspectiva para os próximos anos é abrir a competição para os demais campi do IFPE, além de realizar etapas regionais em todo o Estado. “É um trabalho social e uma forma de estarmos próximos de estudantes que podem ingressar no Instituto. Mas o mais importante mesmo é ver os nossos alunos colocando em prática o que aprenderam em sala de aula”, destaca.

A programação do Festival incluiu apresentações da Banda Marcial da Escola Rotary, da poetisa Lú Rabelo e dos músicos Antônio de Hollanda e Cleto Campos.  O primeiro lugar, pelo júri técnico, ficou com a banda Raiz de Cinco, da escola do Recife, EREM Nóbrega. Já o segundo ficou com a banda Antônio Campelo, da escola que leva o mesmo nome, de Petrolina. Em terceiro, ficou a banda Porto Mix, do EREM Porto Digital, também de Recife. “A música é a primeira arte. Este evento abre oportunidades aos jovens, divulgando e incentivando suas produções musicais”, parabenizou a professora de música, Katarina Meneses, que fez parte do júri técnico e representou a reitora do IFPE, Anália Keyla, no evento.

Para conhecer os vencedores da categoria júri popular e ouvir todas as músicas campeãs acesse o site www.festivaldemusicanaescola.com.br