Notícias
Gestores do IFPE se reúnem com prefeito de Olinda para discutir terraplenagem
Licitação de obras da sede definitiva só poderá ser realizada após terraplenagem do terreno. Nova reunião com a Prefeitura será agendada
A reitora do IFPE, Anália Ribeiro, e a diretora-geral do Campus Olinda, Luciana Padilha se reuniram com o prefeito de Olinda, professor Lupércio, para discutir a terraplenagem do terreno de 2,3 hectares localizado próximo ao conjunto residencial Vaticano, onde será construída a sede definitiva da unidade.
O serviço, que é de responsabilidade do poder municipal, só poderá ser feito no período do verão. Depois de realizada a terraplenagem, serão executados ensaios de percolação e de sondagem, que fornecerão dados necessários à elaboração do projeto. De acordo com a chefe do Departamento de Obras e Projetos de Engenharia do IFPE, Virgínia Gouveia, se tudo ocorrer dentro dos prazos e sem imprevistos, a licitação será iniciada até o final de 2017. “Não podemos iniciar a licitação, sem a terraplenagem”, explica.
Durante a reunião, ela adiantou que o terreno receberá cerca para preservar a área. “O trabalho já começou em terrenos de outros campi e, nos próximos dias, será a vez de Olinda”, anunciou. Já o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, André Menezes, explicou ao prefeito aspectos legais que envolvem a doação do terreno da Prefeitura ao IFPE.
A reitora, Anália Ribeiro, ressaltou a importância da obra, destacando que deseja vê-la concluída antes do término de seu mandato. “Além de atender os alunos matriculados em cursos regulares, atuaremos através da Extensão e de programas como Pronatec e Mulheres Mil”. Ela ainda ressaltou a importância do Campus para o setor da economia criativa e destacou ações como o mestrado profissional em Educação, que será ofertado na unidade através da Rede Federal e reuniu cerca de 1850 candidatos numa disputa por 18 vagas.
Participaram ainda da reunião a diretora de Ensino, Luciana Tavares, e o secretário de Educação de Olinda, Paulo Roberto, que destacou a importância do equipamento educacional para a cidade. Uma nova reunião será agendada com a presença do secretário municipal da pasta de Obras e da Procuradoria.
PROJETO – O projeto para o Campus Olinda prevê um total de 6.346,14 metros quadrados de área construída, abrigando 34 salas de aula, 34 laboratórios, auditório, biblioteca, estacionamento, guarita e salas administrativas.