Grupo de Extensão discute arte em série de podcasts

Primeira edição do PodePeste é sobre arte e matemática. Programa ganhou novos site e formato

Os questionamentos relacionados ao universo da arte continuam na nova versão do Podepeste: Delimites da Arte, um programa de áudio que ganhou formato mais elaborado e um novo site. Criado em 2016 como projeto experimental, os professores recebiam convidados e debatiam temas como “Computadores fazem arte?”, “Quem é artista?” e o “Ensino da arte é possível?”. Em 2017, a ideia virou projeto de extensão, com três bolsistas, sendo um voluntário. No primeiro programa elaborado pela nova equipe, o convidado foi o matemático e professor do CIn/UFPE, Sóstenes Lins, autor de uma teoria matemática revolucionária, elaborada na década de 70, através da qual ele concebeu centenas de formas geométricas, sem planos, muitas delas construídas em materiais como aço. Para ele, a matemática é um arte. E arte é ciência?

Em busca de respostas, desenvolve-se um diálogo entre o idealizador do projeto, o professor Paulo Diniz, e Sóstenes, que dura cerca de 30 minutos. Um tempo bem diferente dos programas anteriores que chegavam a ter mais de 1h de duração. A experiência adquirida serviu não somente para limitar o tempo do podcast, que tem periodicidade mensal. Enquanto antes o site servia somente para disponibilizar o áudio, no novo, https://podepeste.wixsite.com/delimites , há um espaço com informações sobre o entrevistado e temas relevantes levantado por eles, além de muitas fotos. “Nessa primeira edição, por exemplo, disponibilizamos no site textos sobre espaço euclidiano, máquina de Turing, espaço de Poincaré e uma série de outros assuntos abordados. A ideia é ser o mais didático possível para que estudantes e professores possam utilizar o material em sala de aula ”, explica Paulo Diniz.

O site é responsivo, pode ser acessado na versão mobile ou desktop, e apresentará, mensalmente, a obra de um artista. A primeira delas é do Coletivo Vacilantes, do qual faz parte o professor do IFPE, Rafael Ziegelmaier. Mas a grande novidade mesmo é a participação dos estudantes, que aprendem durante todas as fases da elaboração do programa. “A gente tem a oportunidade de conhecer o artista e entrevistá-lo, mas antes temos que pesquisar tudo sobre ele e todas as referências que trazem para a sua obra”, explica o bolsista Douglas Trajano, do curso de Artes Visuais.

Já a bolsista Manuela Veiga, também de Artes Visuais, destaca que o projeto tem mudado sua visão da arte e da matemática. A estudante revelou que sentiu um certo preconceito ao pesquisar sobre as obras de Sóstenes. Bastou conhecê-lo e saber sobre sua história para desvendar a arte presente na racionalidade do artista. “Percebemos que tínhamos preconceito. Ele juntava polígonos para criar novas formas, seja em material plástico ou metal. Já expôs no Rio Mar e na Federal. Seu grande objetivo era trazer as pessoas para perto da matemática. Ele foi expor algo que ninguém conhecia. O que ele fez para chegar naquelas formas?”, indaga. Depois da entrevista, Manuela passou a enxergar matemática em tudo.

O aprendizado veio da trajetória do matemático. Durante o programa, ele explica que se sentiu frustrado por investir recursos e energia em obras que tinham o objetivo de aproximar as pessoas da matemática, mas que acabaram sendo desprestigiadas dentro da própria universidade. Sem explicar se o que faz é arte, o professor do Centro de Informática da UFPE (CIn) garantiu que foram criados objetos muito bonitos e impactantes, de caráter camaleônico, refletindo o verde quando perto da natureza, ou o azul, quando reflete o céu. “Não tive nenhum retorno. Não falo em financeiro. Queria que a matemática fosse um incentivo para as pessoas. Temos obras impactantes, com 500, 600 faces”, afirma.

O tema do próximo programa já está definido. Será arte e tecnologia, com a presença do professor do Doutorado de Design da UDPE, Paulo Cunha. A ideia é apresentar sempre algo inusitado que tira a arte do lugar comum ou que traga as coisas para o universo estético”, explica Paulo. Arte, cultura digital, design e afins são assuntos na pauta do programa. No site, é possível ouvir todos os podcasts realizados em 2016, no menu Berço, além de entrar em contato com os produtores, sugerindo novas temáticas ou solicitando informações.

Acesse o site: https://podepeste.wixsite.com/delimites/