Início do conteúdo

Grupo de pesquisa Gestus divulga lista de selecionados

Primeiro encontro acontece no dia 20 com a artista convidada Fernanda Melo


O grupo Gestus divulgou a lista com 32 selecionados para participar das investigações e experimentos inseridos na linha de pesquisa Sociologia do Corpo. O objetivo é investigar as lógicas sociais, culturais e os imaginários próprios da corporeidade e suas influências na produção artística contemporânea. 

Os encontros acontecerão como um laboratório de pesquisa teórico/prático, através de encontros quinzenais, sempre às quartas-feiras à tarde, no campus Olinda do Instituto Federal de Pernambuco. As atividades serão conduzidas pela professora Maria Juliana de Sá, que planeja momentos de reflexões literárias (com discussão de textos), reflexões contextualizadas (socialização de charges, notícias e situações cotidianas pelos participantes) e reflexões corporais (vivências corporais conduzidas por convidados).

O primeiro encontro, marcado para o dia 20 de março, contará com a presença da artista Fernanda Melo, que conduzirá a ação “Instâncias de corpos narrativos. O que seu corpo narra? Por quem ele é narrado?” A proposta é escavar camadas a partir das singularidades de cada ser, encontrando ecos nos espaços sociais que os compõem.

Mestranda em artes cênicas, especialista em arte, educação e tecnologias contemporâneas, Fernanda pesquisa fricções entre teatro e educação básica a partir da instauração de performances narrativas. Ela também é fundadora e contadora de histórias na companhia Agora Eu Era (PE), pesquisadora no grupo Estudos Culturais e Arte/Educação (UFRPE/PE) e no grupo Poéticas do Aprender: conexões entre arte, filosofia e educação (PPGArC/UFRN).

Fim do conteúdo