Hackathon da NASA classifica trabalho de estudante do IFPE Olinda

Equipe da qual Jorge Maranhão faz parte idealizou barco autônomo para recolher lixo dos oceanos

A equipe Oxente Mainha, da qual o estudante do IFPE Olinda Jorge Maranhão faz parte, conquistou o segundo lugar no Hackathon Recife da NASA Space Apps Challenge, que ocorreu entre os dias 18 e 20 de outubro no CESAR School. O evento é realizado em mais de 200 cidades em todo o mundo com apoio da Agência Espacial Americana.

A equipe – formada por Jorge e outros quatro integrantes que se conheceram durante o evento – teve 48h para desenvolver uma solução para o problema dos lixos nos oceanos. A ideia apresentada foi a de um barco autônomo, movido a energia solar, que recolhe os objetos encontrados e os empacota para posterior recolhimento por navios.  As duas equipes vencedoras de cada cidade onde ocorreu o hackathon serão avaliadas para concorrer como uma das quatro equipes de todo o mundo que visitarão o Nasa Kennedy Space Center.

“Estou muito feliz. Foi coisa de Deus mesmo, pois até a quinta passada eu não iria. Acabou surgindo uma vaga de última hora e fui chamado para participar”, conta. Na Oxente Mainha, Jorge ocupa a vaga de negociador, dois membros são desenvolvedores, um é designer e outros dois são cientistas.

O desafio internacional proposto pela Nasa aconteceu em mais 42 cidades brasileiras, entre elas Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Fortaleza, Maceió, Manaus, Porto Alegre, Porto Velho, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, São Luís e Brasília.