I Mostra de Pesquisas apresenta trabalhos produzidos na disciplina de Metodologia da Pesquisa

Ao todo, 29 pesquisas foram apresentadas com temáticas variadas das Artes Visuais

O Campus Olinda promoveu, no último dia 11 de setembro, a I Mostra de Pesquisas da disciplina de Metodologia da Pesquisa, com a participação de estudantes do 2º período do Curso Técnico em Artes Visuais. A mostra virtual foi idealizada e mediada pelo professor Davison Júnior e viabilizada pela Coordenação de Promoção Cultural e Eventos do campus com objetivo de apresentar as pesquisas produzidas na disciplina durante o semestre e introduzir os estudantes aos métodos e dinâmicas da pesquisa científica.

O professor avaliou de forma bastante positiva a realização do encontro, sobretudo em relação à participação dos discentes. “Os estudantes puderam desenvolver pesquisas iniciais sobre os temas de interesse. Além disso, eles não apenas ouviram sobre a pesquisa, mas colocaram a mão na massa, construindo e executando um projeto de pesquisa, com a definição do tema, objetivo, metodologia, cronograma, referências e apresentação do produto final”, destacou o docente.

Para a estudante Evelyn Estevão, que desenvolveu a pesquisa intitulada “Cadernos: suporte para processos criativos e subjetividade do artista”, ter aplicado métodos e ferramentas de pesquisa a levou a enxergar os passos que podem ser seguidos para utilização em pesquisas futuras dentro dos seus interesses, nos segmentos das artes, e que farão parte da sua carreira como artista visual. “Eu escolhi justamente um tema que eu gosto e não sabia o que exatamente eu iria encontrar de textos e materiais sobre o assunto, mas ao pesquisar, encontrei além do que eu imaginava e isso trouxe um certo amadurecimento da ideia que eu tive inicialmente e do que posso expandir no tema”, afirmou a estudante.

Ao todo, 29 pesquisas foram apresentadas no evento com temáticas variadas dentro do universo das Artes Visuais. “Influência do espaço físico na criatividade”, “Estudos das artes africanas nas instituições de ensino”, “Influência do movimento manguebeat na construção visual do Recife e dos recifenses”, “Arte indígena: a relação com a arte rupestre, corpo e artefato”, são alguns exemplos da diversidade nas pesquisas produzidas na disciplina.

Todo o conteúdo dos trabalhos será disponibilizado gradualmente no repositório disponível no link Repositório de pesquisas – Disciplina Metodologia da Pesquisa em Artes Visuais