IFPE Olinda abre seleção de bolsista para Birô de Criação

Estudantes do Campus Olinda podem se inscrever até o dia 3 de abril

O Birô de Criação do IFPE Olinda lançou edital para seleção de bolsista. É oferecida uma bolsa mensal de R$ 400 para atuar em 2023. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 24 de março por estudantes a partir do segundo período dos cursos de Artes Visuais e Computação Gráfica. Essa exigência não se aplica aos estudantes do curso superior de Produção Multimídia – que também podem concorrer à bolsa – por se tratar da primeira turma do Campus.

Para se inscrever é necessário enviar portfólio, com no mínimo cinco e no máximo dez artes em formato digital para o e-mail biro.producao@olinda.ifpe.edu.br. O material precisa ser original. Candidatos(as) que apresentarem material plagiado serão desclassificados da seleção. Serão aceitas produções gráficas realizadas por meio de computador ou de forma manual, desde que esta última seja transformada em formato digital por meio de fotografia ou escaneamento, por exemplo.

Os arquivos poderão ser enviados no anexo do e-mail, no ato de inscrição. O(A) candidato(a) poderá optar por enviar link de plataforma onde as produções gráficas estão hospedadas, a exemplo do Behance.

No mesmo e-mail, também será necessário anexar a documentação exigida no edital, que inclui histórico escolar emitido pelo Q-Acadêmico, cópia da carteira de identidade e CPF, termo de compromisso assinado (disponível no edital), além de informações bancárias. Ao enviar o e-mail, o candidato deve escrever, no campo assunto “Programa Birô de Criação – Seleção 2023” seguido do nome do candidato(a).

Estudantes dos cursos de Artes Visuais e Computação Gráfica com mais de três reprovações no semestre anterior não podem concorrer à vaga.

A seleção será por meio da análise de portfólio e de entrevista, que ocorrerá no dia 12 de abril. Durante a entrevista, os candidatos darão explicações sobre as produções enviadas no portfólio. O(A) bolsista selecionado deverá ter disponibilidade para atuar no projeto por 12h semanais, de forma presencial.

O Programa Birô de Criação tem como objetivo fortalecer o processo de ensino-aprendizagem dos(as) estudantes matriculados(as) nos cursos técnicos do IFPE, Campus Olinda, estimulando a prática do conhecimento obtido em sala de aula por meio de criação e produção de artefatos gráficos ou produção de materiais gráficos, audiovisuais e/ou artísticos que tenham relação com as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas no Campus.

Confira o Edital

Portaria do Edital

Anexos I, II e III do Edital (em formato editável odt)