Notícias
IFPE Olinda dá as boas-vindas à primeira turma do PartiuIF com acolhida às famílias
Pais apostam num futuro promissor para seus filhos por meio da educação
Nesta terça-feira (6), o IFPE Olinda realizou a recepção da primeira turma do programa PartiuIF, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) voltada para apoiar a recomposição das aprendizagens de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e incentivar sua permanência na escola. O encontro de boas-vindas reuniu estudantes, responsáveis e servidores da instituição, em um momento marcado por acolhimento e esperança.
Coordenado no campus Olinda pela professora de Química Elaine Barbosa, o programa terá aulas presenciais nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, com acompanhamento pedagógico e bolsa-auxílio para os estudantes. A proposta é garantir equidade educacional, ampliando o acesso ao Ensino Médio técnico e reduzindo barreiras socioeconômicas.
“O PartiuIF surgiu a partir de um projeto realizado no Sul do país, que identificou dificuldades de estudantes de escolas públicas nas áreas de Português e Matemática, disciplinas exigidas para ingresso nos Institutos Federais. O projeto foi um sucesso e agora está sendo disseminado por toda a Rede Federal”, explicou Elaine Barbosa durante a apresentação da equipe do IFPE aos estudantes e seus responsáveis.
A diretora-geral do campus, Luciana Tavares, destacou o compromisso do IFPE com a comunidade e reforçou os benefícios de uma formação pública e gratuita. “Vocês vão vivenciar no Ensino Médio a realidade de uma universidade, com atuação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, por estudarem numa escola pública federal, terão direito às cotas. São muitas as vantagens de estudar no IFPE. O que pudermos fazer para ajudá-los, faremos”, afirmou.
Luciana também anunciou que os pais terão espaços disponíveis no campus para aguardarem os filhos durante as aulas. “Enquanto eles assistem às aulas, vocês podem ficar no pátio, na biblioteca ou na sala com computadores. A missão do IFPE é alcançar a comunidade ao redor. Isso é uma obrigação nossa. Esse projeto nos ajuda nessa missão. Que a história de vocês no IFPE ou em qualquer outro espaço seja linda”, completou.
Além de olhares atentos dos filhos, a sala de aula foi preenchida pelo orgulho e expectativa dos pais ou responsáveis dos estudantes. Janine Santos, de 37 anos, mãe de Thales, aluno do programa, falou com entusiasmo sobre as oportunidades que deseja proporcionar ao filho. “Quero dar a ele todas as chances de um futuro sólido. Ele vai sair de casa com o curso superior completo ou com a carteira assinada”, declarou. Com um histórico de participação em programas de formação do IFPE, como o Autonomia e Renda e o Mulheres Mil, Janine hoje é estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFPE Paulista e aposta na educação do filho para um futuro melhor.
Heloisa da Silva, mãe de Kauani Vitória, também fez questão de acompanhar a filha no primeiro dia. Emocionada, compartilhou sua expectativa: “Quero que ela vá em frente, voe alto e aproveite todas as oportunidades.”
Com duração de até oito meses e carga horária de até 320 horas, o PartiuIF no IFPE Olinda representa uma nova etapa para jovens estudantes e suas famílias, reafirmando o papel da educação pública como caminho de transformação e inclusão social.