IFPE Olinda define atividades essenciais mantidas durante greve de servidores

Atividades foram definidas mediante negociação entre gestão e comando de greve local

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Olinda, após negociação entre a gestão do Campus e o comando de greve local, definiu as atividades essenciais que continuarão a ser realizadas durante o período de greve de servidores da educação federal, ao qual a maioria do quadro de administrativos/as e docentes do IFPE Olinda manifestou adesão.

SERVIÇOS ESSENCIAIS

DAEE: Processo e editais relativos a benefícios (auxílios) e bolsa permanência.

Psicologia: Atendimento psicológico emergencial.

CRADT: Processos relacionados à emissão de diplomas.

BIBLIOTECA: Fichas catalográficas das dissertações do PRofEPT; Nada constas para solicitações de documentos em caráter de urgência ( justificado); Orientações gerais sobres os trâmites de depósito legal das dissertações do ProfEPT.

CGPE: Folha de pagamento de pessoal; benefícios (auxílios) e abono permanência; licenças (paternidade, maternidade, tratamento de saúde, capacitação (em caso de direito comprometido); afastamentos solicitados até o dia 15.04.2024;

Birô/Comunicação: Comunicação das atividades essenciais à comunidade.

CPPD: Continuidade dos processos.

CTIC: sustentação da infraestrutura de redes, equipamentos e sistemas de TI.

DPEX: Pagamento de bolsas de pesquisa, extensão e auxílios; continuidade dos projetos em andamento e ações já iniciadas (Edital Mulheres MIL, Edital Cores do Nordeste etc.); Orientação sobre submissão de projetos de pesquisa em fluxo contínuo observando o lançamento do Edital IC&T/BIA 2024/2025; atividades ligadas ao ProfEPT (calendário da CAPES); Assinatura e recebimento de documentação referente a estágios (CREEE).

Pesquisas: Orientação dos alunos para garantir as atividades de pesquisa.

CREE: atividades especiais de contrato e renovação (assinatura de novos contratos).

DAP: Gestão Orçamentária e Financeira do Campus; Despachos diversos em processos da DCLC, CFCT, CEOF, CCONT, CMPSG, DAP, DG e PROAD; Assinaturas de Ordens de Pagamento e Notas de Empenho em tempo hábil; Emissão de pareceres e relatórios; Gestão patrimonial e de manutenção do Campus; Planejamento e execuções de ações conjuntas com outros campi e Reitoria (ex.: Compras compartilhadas); Assessoria à DG.

CMPSG: Processos de compras de materiais; envio de processos para fornecedores; Recebimento de materiais; Ateste de notas fiscais; Processo de pagamento de fornecedores; Manutenção do campus.

Setor contábil e CEOF: Liquidação de processos de pagamento ao fornecedor; Apuração das retenções de tributos; inclusão das notas fiscais com tributos no EFD-REINF; Pagamentos; Conformidade contábil; Notas explicativas.

CFCT: Gestão de contratos, processos de pagamentos, contratações, prorrogações, repactuações, publicações.

DCLC: Condução e auxílio no planejamento de Processos internos de compras; condução e auxílio no planejamento de Processos de compras compartilhadas do IFPE; Condução do planejamento e Gerenciamento anual de contratações; Acompanhamento de intenções de Registro de preço e providências.

DEN: Adequação de projetos pedagógicos de cursos, supervisionar as atividades acadêmicas; Gestão do Calendário Acadêmico; Supervisionar das atividades relativas ao pedagógico; Encaminhamento dos processos do setor no SEI, Indicar a Direção-Geral a designação e dispensa de servidores para ocupar funções gratificadas no âmbito da Direção de Ensino; Acompanhar junto à Diretoria de Administração e Planejamento as atividades de compras demandadas pelo setor; atividades inerentes à Diretoria que lhes forem determinadas pela Direção-Geral.

A lista de atividades essenciais seria divulgada na terça-feira (16). Entretanto, foi necessário realizar uma escuta entre os grevistas e também entre os responsáveis por todos os setores do Campus. Esse trabalho acabou atrasando a finalização da lista, mas garantiu uma análise mais acurada sobre as atividades que terão continuidade no Campus.

O comando de greve e a gestão do Campus tiveram duas reuniões presenciais nos dias 10 e 15 de abril. Nessas ocasiões, foi reafirmado o respeito ao direito de greve dos servidores/as e reconhecida a legitimidade do movimento, além de discutir a necessidade de manutenção dos serviços essenciais.

A partir desses diálogos, foi decidido pela interrupção do calendário acadêmico a partir de 16 de abril de 2024 e o reconhecimento das atividades acadêmicas realizadas no período de 3 a 15 de abril, com possibilidade de o abono das faltas por parte dos/as estudantes.

Durante o período de greve, o site e as redes sociais do Campus Olinda serão atualizados apenas com publicações de caráter essencial. A equipe gestora acompanhará todo o movimento paredista, garantindo o direito dos/as servidores/as e a continuidade dos serviços essenciais à comunidade e trabalhando para que esse processo ocorra de maneira transparente e democrática.

Para mais informações e atualizações sobre a situação da greve no IFPE Olinda, acompanhe o site institucional e as nossas redes sociais oficiais.