Início do conteúdo

IFPE Olinda promove residência extensionista com ações educativas em museus e instituições culturais de Pernambuco

Estudantes do curso de Artes Visuais realizam oficinas e mediações culturais no Paço do Frevo, no Mamam e na Fundação Joaquim Nabuco


Durante o mês de janeiro, estudantes da disciplina Mediação Cultural, do Curso Técnico em Artes Visuais do IFPE Olinda, irão desenvolver oficinas e ações educativas em museus e instituições culturais do Recife. A iniciativa integra a Residência para Educadores de Museus e Instituições Culturais, ação extensionista coordenada pela professora Maria Juliana de Sá, que tem como objetivo promover a imersão dos estudantes no campo profissional da educação museal.

As atividades acontecem nos dias 9 e 16 de janeiro, no Paço do Frevo, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam) e na Fundação Joaquim Nabuco. As inscrições para participar das ações devem ser realizadas diretamente nas páginas oficiais de Instagram das instituições parceiras.

A residência parte do princípio da articulação entre formação acadêmica e prática profissional, possibilitando que os estudantes vivenciem os conteúdos trabalhados em sala de aula em contextos reais de atuação. A proposta dialoga com as Diretrizes da Extensão do IFPE, que compreendem a extensão como um processo educativo, cultural e científico baseado na interação entre a instituição de ensino e a sociedade.

Segundo a professora Maria Juliana de Sá, a iniciativa surge da necessidade de aproximar os estudantes da realidade dos museus. “É um projeto que funciona como uma residência para educadores de museus, porque não temos uma formação específica para isso no Estado. Historicamente, os educadores aprendem na prática, no ambiente museal. A disciplina de mediação já prevê essa atuação, então estabelecemos parcerias com os museus para que os alunos tivessem aulas nesses espaços, experimentassem suas dinâmicas e, depois, criassem projetos e ações educativas em cada instituição”, explica.

Ela destaca ainda que a proposta fortalece a relação entre o curso e o campo profissional. “Grande parte dos nossos estágios em Artes Visuais acontece nos setores educativos dos museus. Essa aproximação é fundamental para articular teoria e prática e preparar melhor os estudantes para o mundo do trabalho”, afirma.

Formação, extensão e compromisso social
Entre os objetivos do projeto estão aproximar os estudantes da realidade profissional dos educadores de museus, possibilitar a vivência orientada da rotina dos setores educativos, estimular o planejamento e a execução de ações de mediação cultural voltadas ao público externo e fortalecer a relação entre o IFPE e as instituições culturais parceiras.

Os resultados esperados incluem o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva sobre a prática educativa em museus, o reconhecimento dos saberes produzidos no cotidiano profissional e o fortalecimento dos setores educativos das instituições participantes. A ação também prevê a produção de registros reflexivos, como diários de campo, relatos de experiência e relatórios analíticos, que poderão subsidiar pesquisas, publicações e novas iniciativas formativas no campo da educação museal.

A avaliação do projeto será contínua e formativa, inspirada nas concepções do “profissional reflexivo”, acompanhando os processos de aprendizagem e transformação vivenciados pelos estudantes ao longo da residência, por meio de encontros de acompanhamento, rodas de conversa e registros sistemáticos das experiências.

Programação das ações

Paço do Frevo

Oficina e mediação: Máscaras carnavalescas de criar e brincar
📅 09/01, às 14h | 👥 Crianças de 6 a 12 anos
Oficina e mediação: Revivendo memórias de carnaval
📅 16/01, às 10h | 👥 Adultos 60+
Oficina e mediação: Abelardo da Hora e o frevo
📅 16/01, às 14h | 👥 Adolescentes e adultos

Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam)

O azulejo como pele da história: mediação a partir das obras de Adriana Varejão
📅 16/01, às 10h | 👥 A partir de 18 anos
Arte cemiterial, política e esfera pública: mediação a partir da obra de Paulo Bruscky
📅 16/01, às 11h | 👥 A partir de 18 anos
Processo, percepção e materialidade: mediação a partir da obra de Vik Muniz
📅 16/01, às 14h | 👥 A partir de 18 anos

Fundação Joaquim Nabuco

Espelho da arte: mediação a partir da obra de Marina Abramovic
📅 16/01, às 10h | 👥 A partir de 18 anos
Imunidade: mediação a partir da videoarte de Berna Reale
📅 16/01, às 14h | 👥 A partir de 18 anos

Fim do conteúdo