IFPE Olinda recebe visita de universitários italianos

Ação foi realizada por meio da organização Casa Melotto

Um grupo com sete estudantes universitários da Itália realizou uma visita ao Campus Olinda, onde realizaram prática de gravura, conheceram laboratórios e participaram de uma roda de conversa. A visita foi intermediada pela organização Casa Melotto, que desenvolve, desde 1999, um programa de formação integral para crianças, adolescentes e jovens matriculados na rede pública de ensino, oriundos de famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social no município de Olinda.

De acordo com o padre Eltom de Sousa Melo, que é diretor da Casa Melotto, a visita dos universitários italianos ao IFPE teve o objetivo de favorecer o conhecimento de nossa realidade, como estrutura, organização, papel social do espaço educativo e sua importância para a sociedade local. “A equipe técnica que nos recebeu foi bem acolhedora a bem representada pela direção, Luciana Tavares. A apresentação proporcionou a boa interação com os italianos, que fizeram muitas perguntas sobre o atendimento ao público e o funcionamento do Campus Olinda do IFPE de modo que pudessem comparar com a realidade de onde vivem”, explicou.

Os estudantes, vinculados ao Collegio Universitario Don Nicola Mazza da Itália, realizam um pequeno intercâmbio e ação voluntariada por meio da obra social Casa Melotto. Além do IFPE Olinda, eles conheceram outros espaços educativos na cidade. A ideia é que, no retorno para a Itália, multipliquem o aprendizado recebido no Brasil com outros jovens, fomentando o conhecimento de mundo e a importância das oportunidades para todas as gentes por meio da educação e da capacitação profissional.

Os estudantes são de diferentes cursos da Università di Padova, localizada em Pádua e da Libera Università Internazionale degli Studi Sociali Guido Carli LUISS, em Roma. A Melotto é localizada na Rua Ocidente, 578, no bairro Bonsucesso. Sua fundação e principal mantenedor é o Instituto Pe. Nicola Mazza, comunidade religiosa italiana há quarenta e cinco anos no Brasil.