Início do conteúdo

Inclusão de arte e cultura nas políticas públicas é defendida em abertura do CAOS

Programação segue até quinta-feira (20) e inclui palestras, oficinas, apresentações culturais, exposições e lançamento de livros


“Não apenas ordem e progresso, o caos é fundamental”, enfatizou a reitora, Anália Ribeiro, na abertura da primeira edição do evento CAOS – Semana Criativa do Campus Olinda-IFPE, na manhã desta terça-feira (18). A cerimônia contou com apresentação da banda sinfônica do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO), regida pelo maestro Nilson Lopes. No repertório, do frevo ao rock, passando por sucessos do cinema internacional. 

A reitora elogiou o nome dado ao evento, explicando que o caos é tão fundamental para a vida humana quanto a ordem. Ela lembrou que a história da humanidade começou a existir quando nos tornamos seres culturais, demonstrando que a arte é o encaminhamento daquilo o que é ser humano. “A arte e a cultura devem ser aspectos fundamentais de qualquer política que se preocupe com as pessoas. É aquilo que nos torna humanos”, disse.

O evento marca o aniversário de dois anos do Campus Olinda. “Nosso coração transborda de alegria pelo que estamos vivendo. O CAOS é uma grande celebração para servidores, estudantes e agora para a comunidade externa”, comemorou a diretora-geral do Campus Olinda, Luciana Padilha. A ex-reitora do IFPE, Cláudia Sansil, fez um resgate da implantação do IFPE na cidade de Olinda. “É um Campus voltado à economia criativa para uma cidade modelo, em termos culturais. Aqui há uma energia que nos faz sentir em casa”, elogiou.

DEBATE – A primeira atividade acadêmica do evento foi um debate sobre artes, tecnologia e economia criativa, realizado pela jornalista e consultora do Porto Mídia, Simone Jubert, e pela editora da Papel Finíssimo, Sabrina de Carvalho. A programação do CAOS segue até quinta-feira (20) e inclui palestras, apresentações culturais, exposições, lançamento de livros, feirinha criativa e oficinas sobre as mais variadas ferramentas e formas artísticas, como animação, aquarela, autocad, blender, caricatura, edição de vídeo, encadernação, estamparia, fanzine, foto, fotocolagem, grafitagem, gravura, photoshop, poesia concreta e quadrinhos. Outras informações podem ser obtidas através do site www.caos.ifpe.edu.br

Fim do conteúdo