Mostra ConectaIF seleciona vídeos de estudantes do IFPE Olinda

Quatro produções do IFPE serão exibidas no evento que ocorrerá em Brasília no mês de setembro

Quatro produções audiovisuais realizadas por estudantes do IFPE foram selecionadas para a segunda edição da Mostra de Filmes do ConectaIF 2017, que ocorrerá entre os dias 18 e 23 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, explorando as mais diversas áreas de atuação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica . Dos quatro trabalhos selecionados, três são do Campus Olinda e um do Campus Barreiros.

As produções são frutos de trabalhos realizados em sala de aula. Uma delas é “Teatro do Parque – Da Glória ao Caos”, um curta que mostra a importância cultural do espaço inaugurado em 1915 e que está fechado desde 2010. O vídeo, que também foi exibido na Virada Cultural do Teatro do Parque, foi  produzido pelos estudantes Thiago Feliciano, Pedro Amorim, Mirella Marinho e Pedro Chaves para a disciplina Áudio e Vídeo, no curso de Computação Gráfica.

A professora da disciplina, Carol Machado, comemora a conquista e destaca a importância da participação dos estudantes em mostras e festivais. “Temos muitos trabalhos com qualidade desenvolvidos em sala de aula. Apenas um estudante submeteu sua produção, mas há muitas outras”, conta. Ela destaca que além de dar visibilidade ao estudante, trata-se de um material que pode integrar o portfólio e abrir portas no mercado de trabalho. “Fico muito feliz quando os grupos resolvem tratar um tema importante para a sociedade em seus trabalhos audiovisuais”, explica.

Outro vídeo selecionado é “Paulo do Amparo ensina técnica de serigrafia artesanal”, produzido pelos estudantes Anne Souza, Victor Hugo Borges, Pollyanna Ferro, Manú de Carvalho e Tábatha Brenda para a disciplina Estamparia, do curso de Artes Visuais.  A ideia de produzi-lo surgiu no semestre passado, quando eles pesquisavam métodos artesanais de estamparia. “Além de ser um artista da terra, Paulo desenvolveu uma técnica muita alternativa de estamparia, reutilizando materiais. Neste semestre, inclusive, estamos relacionando a disciplina às práticas ambientais. O vídeo acaba reverberando o conhecimento produzido em sala de aula”, conta a professora e diretora de Ensino, Luciana Tavares.

Das aulas de Português, ministrada pelo Professor Fernando Ivo, nasceu o vídeo “Eu que quero sentir o sopro do meu além”, inspirado no filme filme “Sonhos”, de Akira Kurosawa. É uma narrativa que mescla sonoridade e imagens impactantes. “Era para ser um texto, mas tivemos uma carga visual muito forte. Por isso, decidimos fazer o vídeo para mostrar vários pontos de vista”, diz a estudante Maria Mônica, responsável pelo roteiro.

CONFIRA RESULTADO

ConectaIF 2017  – Será constituído por 17 eventos que acontecerão simultaneamente, explorando as mais diversas áreas de atuação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica os quais terão atividades como oficinas, mostras, workshops, rodas de conversas, exposições, apresentação de protótipos de produtos, arte, cultura, desafios, palestras, competições, feiras, resultados de pesquisas, dentre outros.

O evento receberá estudantes do ensino médio da rede pública e privada do Distrito Federal, estudantes da Rede Federal, além de empresários, pesquisadores e acadêmicos de todo o Brasil.