Início do conteúdo

Papel da fotografia nas artes é tema de nova edição do PodePeste

Em entrevista, Luciana Padilha fala ainda sobre o desenvolvimento da fotografia e do projeto Visualidades Fotográficas de Olinda


O PodePeste lançou mais uma edição e deu cara nova aos seus antigos podcasts. Neste mês, a entrevista é com a professora Luciana Padilha, que ministra a disciplina de fotografia no curso de Artes Visuais e coordena o projeto de extensão Visualidades Fotográficas de Olinda. Atual diretora do Campus Olinda, ela já passou pelo Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) e pela Secretaria de Cultura de Pernambuco, onde coordenou a pasta de Artes Visuais.

O papel da fotografia no universo artístico é o tema central da conversa. Também são abordadas questões como  o desenvolvimento da produção fotográfica ao longo da história – levando em conta desde aspectos químicos e físicos da revelação das imagens – até econômicos, como a popularização das câmeras. Tudo isso para esclarecer o entendimento da fotografia como expressão artística.

O projeto Visualidades Fotográficas de Olinda, coordenado por Padilha, também é destaque no PodePeste. A iniciativa propõe um mergulho visual na cultura olindense, através de registros bem particulares da cidade, e explora processos históricos de fixação de imagens como a cianotipia e a goma bicromatada.  O site exibe as imagens captadas pelo estudante de Artes Visuais, Rodrigo Solar Barrios. Os interessados em conferir fotos de outros integrantes do projeto podem acessar aqui a página do Coletivo no Facebook.

O site do PodePeste passou por nova reformulação. “Adicionamos informações e imagens e editamos os nossos primeiros podcasts, que formaram nosso projeto piloto”, conta o coordenador, Paulo Diniz. Foram repaginados os temas “Reprodutibilidade da Arte”, “Arte e Tecnologia”, “Ensino das Artes” e “Quem é artista?”.

Acesse aqui o PodePeste

Fim do conteúdo