Professor do IFPE Olinda ministrará conferência em Paris

Cabral vai falar sobre a pintura brasileira e suas relações com o processo de colonização cultural

O professor do IFPE Olinda Carlos Cabral será conferencista de uma Journée d’étude, organizada pela Escola Doutoral de Historia Moderna e Contemporânea da Sorbonne Université, no dia 6 de abril, em Paris. O encontro reúne a produção de jovens pesquisadores do mundo inteiro, após rigorosa seleção, no intuito de promover a troca e o intercâmbio de reflexões emergentes sobre um determinado assunto de interesse da Academia.

Neste ano as discussões serão voltadas para as representações pictóricas e fotográficas em História. No evento, o professor representará tanto o IFPE quanto a Université de Toulouse II, onde ele realiza um doutorado.  Cabral propõe investigar a pintura brasileira e suas relações com o processo de colonização cultural ocorrido durante o século XIX.

Segundo ele, a discussão se voltará para os processos de hibridização cultural, circulação, fluxo e influências entre produtos e indivíduos originários de diferentes matrizes culturais, a partir do estudo da produção visual de alguns artistas estrangeiros que passaram pelo Brasil durante o século XIX. A pesquisa procura compreender como a identidade visual brasileira foi estruturada, considerando as relações de poder e de dominação entre os centros hegemônicos culturais europeus e as periferias artísticas tropicais.

As investigações de Cabral são financiadas pela CAPES e pelo Laboratoire FRAMESPA. A previsão é de que no segundo semestre de 2019 o professor retorne ao IFPE.