Início do conteúdo

Professores do Campus Olinda lançam podcast sobre arte e cultura digital

Descontração é marca do PodePeste que estreia com cinco programas de debates com formato livre


O que é arte e o que não é? Quem é artista? Computadores fazem arte? O ensino da arte é possível? Ou trata-se de um dom? Esses e muitos outros questionamentos levaram um grupo de servidores do Campus Olinda – IFPE  a criar um programa de áudio distribuído em mídia digital, batizado de PodePeste. O trocadilho, que aportuguesa o termo podcast, é o nome do projeto que tenta ser explicado em seu subtítulo: “discussões inadvertidas sobre arte, cultura digital e coisas que não temos a mínima pretensão de entender mesmo”.

Com essa despretensão, os assuntos são descascados pelo quarteto formado por Caio Daniele, Elton Vieira, Paulo Diniz e Fernando Ivo. Com formações diversas – Artes Visuais, Ciência da Computação, Design, História e Literatura – eles passeiam pelos temas utilizando uma linguagem simples e levando os ouvintes a realizarem mais questionamentos. Programas planejados para durarem 30 minutos passaram de 1h. Alguns deles, com participação de convidados da área do tema em discussão.

O PodePest é inspirado no programa Fronteiras da Ciência, desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS), de quem herda uma atmosfera descontraída e um formato não engessado. “Queremos criar um espaço de discussão com temas relacionados à arte, à cultura digital, ao design, deixando esses temas abertos. Não queremos criar nenhuma verdade”, explica um dos idealizadores do projeto, Paulo Diniz.

O resultado do trabalho empolga os debatedores. “O PodePest é ótimo pela descontração e pela qualidade dos temas discutidos”, afirma o professor Fernando Ivo, que participa dos programas. Para as próximas edições, temas como arte e neurociência, rock psicodélico e literatura já estão na pauta. O objetivo do grupo é transformar a iniciativa, por enquanto experimental, num projeto de extensão.

Os interessados podem ouvir os programas no site podepeste.wordpress.com ou ainda na página do PodePest no Facebook.

Fim do conteúdo