Projetos do Campus Olinda são apresentados no IV Encontro de Extensão do IFPE

Resultados positivos de projetos voltados para fotos, ilustrações, aplicativo e até horta consolidam a extensão desenvolvida no Campus

Os projetos de extensão desenvolvidos no Campus Olinda são destaque no  IV Encontro de Extensão do IFPE (Enext), que começou na segunda (12) e segue até esta quarta (14). Além de serem apresentadas juntamente com cerca de 160 projetos existentes na instituição, as iniciativas integram a programação da Mostra Integrada de Cultura e Artes (Mica), evento realizado dentro do Enext, voltado para trabalhos nas áreas de Dança, Teatro, Música, Artes Visuais, Audiovisual e Literatura.

O projeto “Visualidades fotográficas de Olinda” levou suas fotografias para exposição do MICA. Composto por 14 integrantes, o grupo resgata processos históricos da fotográficos, como cianotipia, a partir de registros que exploram diferentes belezas da cidade de Olinda. O resultado de um ano de trabalho foi catalogado num fotolivro, apresentado durante o evento.

“Tivemos a oportunidade de nos aprofundar nesse processo histórico de revelação, que gerou muito aprendizado. Além de extensão, passou a ser pesquisa, pois testamos diversos procedimentos para obtermos os resultados esperados”, explica a estudante Pollyana Ferro. Como fruto da participação do projeto, ela ainda cita o aprendizado da confecção  de fotolivro, produção que pretende realizar para seus próprios projetos fotográficos. “Além disso, ainda trabalhamos o olhar fotográfico. É interessante que mesmo saindo em grupo para fotografar os mesmos lugares, temos como resultados fotos completamente diferentes. Cada um tem seu olhar”, acrescenta.

Outra produção apresentada no evento foi o catálogo que reúne 112 ilustrações realizadas pelo alemão Heirinch Moser, no início do século passado, em Pernambuco. O material, disponibilizado para consulta em tablets, poderá ser encontrada na internet e também será enviado a escolas públicas. Durante todo o ano, os integrantes do “Memória Gráfica Pernambucana – Projeto Heirinch Moser – um recorte na memória gráfica de Pernambuco do início do século XX” buscaram as imagens que estavam espalhadas em bibliotecas e acervos pessoais.

O projeto “Plantando Sementes e Colhendo Amizades”, responsável pela implantação de uma horta do Campus Olinda, também apresentou seus resultados. Entre os mais recentes, está a implantação do projeto numa escola pública, através do Campus Igarassu. “Também estamos trabalhando para desenvolver uma parceria com o Jardim Botânico para trocarmos mudas”, explica a coordenadora do projeto, Juliana das Oliveiras. “Além do conhecimento e experiência obtidos com os fazeres na horta, o projeto promove a conscientização de que precisamos cuidar da natureza”, enfatiza a estudante, Lídia Pessoa.

Já o estudante Thomas Patenson destaca além da relação com a natureza, o desenvolvimento da sociabilidade.  “A vivência na hora nos proporciona não só o contato coma a natureza, mas com outros colegas. Não é algo individual. Está sendo muito interessante contato. Desperta o desejo do aprendizado. Já comecei um curso de bonsai”, empolga-se.

O Enext também contou com a apresentação do projeto “Mapa Interativo: Olinda sob os pés e na palma das mãos. Projeto Mapa interativo – Olinda sob os pés e na palma das mãos Campus Olinda”, que trabalha no desenvolvimento de um aplicativo voltado para a exploração histórica de pontos turísticos da cidade de Olinda.