Notícias
Prorrogado prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição no Ingresso 2024.1
Candidatos/as têm até este sábado (11) para realizar o pedido
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) prorrogou o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Processo de Ingresso 2024.1 para novos/as estudantes. Agora, os/as candidatos/as têm até este sábado, 11 de novembro, para realizar o pedido. Acesse aqui o cronograma retificado.
Para solicitar a isenção, é preciso entrar no site upenet.com.br/ingresso_ifpe_2024.1, preencher o formulário de cadastro e anexar os documentos comprobatórios exigidos no Anexo E do edital.
Podem solicitar isenção da taxa:
- Estudantes que tenham cursado todo o Ensino Fundamental ou Médio, exclusivamente, em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenham renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou que sejam participantes ou dependentes de beneficiários dos programas Sociais Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Participantes do PROEJA (Integrado ou concomitante) ofertado pelo IFPE;
- Participantes ou egressos do PROIFPE Acesso;
- Estudantes que tenham participado do Programa Mulheres Mil vinculado ao IFPE e/ou seus/suas dependentes;
- Assentados de reforma agrária, ocupantes de reforma agrária, agricultores familiares, trabalhadores rurais, ciganos, pescadores, marisqueiras, posseiros, extrativistas, ou seus dependentes, que tenham cursado todo o Ensino Fundamental ou Médio, exclusivamente, em escola da rede pública;
- Membros de comunidades indígenas e quilombolas;
- Pessoas a partir de 50 anos de idade.
A publicação da lista preliminar de isentos/as da taxa de inscrição será no dia 16 de novembro; e a interposição de recurso contra essa lista poderá ser feita no dia 17/11. Já a lista final de isentos/as está prevista para o dia 21 do mesmo mês.
As inscrições custam R$ 50 para cursos técnicos e R$ 65 para cursos superiores. Vale destacar que as inscrições para os cursos técnicos dos campi Barreiros, Belo Jardim e Vitória de Santo Antão já são gratuitas, não sendo necessário solicitar a isenção.