Protocolo estabele procedimento para cancelamento de aulas em dia de chuva intensa

Estudantes devem priorizar segurança em dia de chuva. Faltas poderão ser justificadas num prazo de até cinco dias, por meio de requerimento

O IFPE Olinda lançou um protocolo que guiará o processo de decisão para cancelamento de água em virtude de chuvas intensas. A norma considerará os alertas emitidos pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) e estabelece horários para a emissão de notas, em caso de cancelamento.

O objetivo é garantir previsibilidade à comunidade acadêmica, atenuando transtornos a serem enfrentados em dias marcados por fortes chuvas.

Mesmo no dia de chuvas em que as aulas não forem canceladas, a recomendação é de que estudantes ou responsáveis observem as condições do tempo e do nível de precipitação das chuvas, levando em conta a localidade onde mora, antes de se descolar até o campus. Em caso de impossibilidade de deslocamento, as faltas poderão ser justificadas.

O objetivo é priorizar a segurança do estudante. “Antes de sair de casa, independente da instituição, priorize sua segurança ao analisar suas condições de deslocamento. Em dias de chuva intensa, ATRASOS são compreensíveis e FALTAS justificáveis”, estabelece o protocolo.

No caso de falta, o estudante deverá apresentar justificativa num prazo de até cinco dias. Será preciso preencher este requerimento e encaminhá-lo para a Coordenação de Registro Acadêmico, Diplomação e Turnos (CRADT) pelo e-mail cradt@olinda.ifpe.edu.br No requerimento, é necessário informar o dia ou período de falta, além da justificativa.

CONFIRA ÍNTEGRA DO PROTOCOLO

Estudantes e comunidade do IFPE Olinda

Considerando a época de intensas chuvas em Pernambuco, é importante estarmos preparados/as/es!

É fundamental que vocês estejam atentos/as/es aos e-mails, Instagram e grupos de representantes. Em caso de cancelamento de aulas, os/as/es estudantes serão informados/as/es por esses meios.

O Campus considerará os alertas emitidos pela APAC para o possível cancelamento das aulas.

Probabilidade de cancelamento:
🟥Alerta Vermelho – Alta
🟧Laranja – Média
🟨Amarelo – Baixa

Sempre que houver cancelamento das aulas, o IFPE Olinda emitirá nota pelos canais oficiais de comunicação, obedecendo os seguintes tempos de antecedência:

🕡Para o cancelamento de aulas no turno da manhã, o comunicado será publicado até às 06h30.
🕚Para o cancelamento de aulas no turno da tarde, o comunicado será publicado até às 11h.
🕡Para cancelamento das aulas do turno da noite, o comunicado será publicado até às 16h30.

Especialmente para o TURNO DA MANHÃ, pedimos aos/às estudantes ou responsáveis para observarem as condições do tempo e do nível de precipitação das chuvas na madrugada anterior, pois compreendemos que as localidades sofrem com diferentes problemas relacionados às chuvas em diferentes proporções.

Para se manterem informados/as/es sobre as condições do tempo, recomendamos que acompanhem sempre as redes sociais e os sites de agências meteorológicas, como a APAC – @apac_oficial – e o INMET – @inmet.oficial .

🛑Antes de sair de casa, independente da instituição, priorize sua segurança ao analisar suas condições de deslocamento. Em dias de chuva intensa, ATRASOS são compreensíveis e FALTAS justificáveis.

Para os/as/es estudantes que moram em Recife ou precisam passar pela cidade para chegar ao Campus Olinda, uma dica importante é acessar o Portal do Trânsito da CTTU (http://transito.gtrans.com.br/cttupe/index.php/mapa) para checar em tempo real como estão algumas das vias principais da cidade.

Contamos com a colaboração de todos para que possamos passar por este momento com tranquilidade e segurança.

📌Este protocolo é exclusivo do Campus Olinda não sendo referência para outros Campi do IFPE