Realizada primeira defesa do mestrado em Educação Profissional

Lucas Almeida realizou pesquisa sobre book trailers com estudantes do IFPE Olinda

A criação de book trailers, um produto audiovisual para divulgação de livros, como estratégia de estímulo à leitura foi investigada pelo estudante Lucas Almeida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), oferecido em rede. A defesa pública, realizada nesta terça-feira (7), é a primeira do mestrado profissional no IFPE Olinda. Aprovado, Lucas é o primeiro a receber o título de mestre em Educação Profissional.

Orientado pela professora Eugênia de Paula Cordeiro, o mestrando realizou o trabalho a partir de experiências com um grupo de estudantes do curso técnico subseqüente de Computação Gráfica do Campus Olinda. Por meio da metodologia pesquisa-ação, ele realizou oficinas com os discentes que produziram book trailers dos livros O Diário de Anne Frank e o Guia Politicamente Incorreto da Filosofia.

A experiência possibilitou um diagnóstico dos hábitos de leitura do grupo e apontou estratégias que podem estimular a prática.  Além da dissertação, o mestrando produziu um encarte fornecendo um passo a passo para a criação de book trailers a partir de oficinas realizadas com estudantes. A ideia do atual mestre é escrever um livro sobre o assunto.

“Os professores precisam quebrar paradigmas para aceitar algumas mudanças introduzidas pelo mundo digital. Os estudantes da atualidade são nativos digitais”, disse a professora Wanda Maria Braga Cardoso, membro externa da banca. Ela que acompanha a trajetória de Lucas enfatizou a necessidade de realização de pesquisas que trabalhem o protagonismo dos estudantes. A pesquisa também foi elogiada pela professora Edilene Rocha Guimarães, membro interna da banca.

“No IFPE temos dois mestrados profissionais. Esse primeiro mestre deste Programa reforça nossa natureza como instituição profissional, científica e tecnológica, legitimando nosso compromisso com a pesquisa”, comemorou a coordenadora de pós-graduação do IFPE, Magadã Lira.

O ProfEPT é oferecido na modalidade semipresencial e  reconhecido pela Coordenação de  Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. O  curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e  tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes  ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional de nível básico ou em espaços não-formais.