Reitoria faz roda de diálogo no Campus Olinda

Objetivo da visita, que será realizada a todos os campi do IFPE, é aprimorar trabalho e planejamento

A reitora do IFPE, Anália Ribeiro, e toda a sua equipe gestora passaram a terça-feira (13), no Campus Olinda. Além de promover aproximação com a realidade vivenciada na unidade, o momento serviu para partilhar as ações e condução das políticas do IFPE, realizadas no âmbito sistêmico.

A metodologia da visita busca solucionar problemas e promover o diálogo. Num primeiro momento, foi realizada uma reunião com todos os servidores do Campus. Cada gestor apresentou as ações de suas pastas. A assessora de relações internacionais (Arinter), Jussara Pimentel, por exemplo, falou sobre oportunidades fora do país, através de editais específicos e do processo de internacionalização do Instituto.

O mesmo ocorreu com os representantes do Ensino (PRODEN), Pesquisa (PROPESQ), Extensão (PROEXT), Desenvolvimento Institucional (PRODIN), Administração e Planejamento (PROAD), Gestão de Pessoas (DGPE), Tecnologia da Informação (DADT), Assistência Estudantil (DAE) e Comunicação (ASCOM). Depois, os titulares de cada pasta se reuniram com os servidores responsáveis pelas respectivas atribuições no campus. Já a reitora participou de um bate-papo com os estudantes, que falaram sobre os desafios que enfrentam.

“Conseguimos, aqui, dar encaminhamento a três problemas enfrentados pelo Campus. Através da visita, compreendemos melhor as suas particularidades e demandas específicas”, explica o pró-reitor de Administração, Rozendo Amaro de França. Já a diretora-geral do Campus Olinda, Luciana Padilha, ressaltou a importância do momento para uma unidade nova.  “Estamos em construção, conhecendo e reconhecendo esse espaço de educação. Sabemos que estaremos sempre em construção. É uma oportunidade valiosíssima para todas as partes, essa proximidade entre Campus e Reitoria”.

A reitora, Anália Ribeiro, enfatizou a gratidão pela acolhida. “Palavras como carinho, alegria e emoção são as que expresso. Saímos daqui renovados. Não apenas em relação aos trabalhos, ações e planejamentos, mas com os corações aproximados e sentimentos entrelaçados”, disse.  O sentimento é compartilhado pela pró-reitora de Ensino, Edlamar Santos. “Sentimos acolhimento, uma espécie de energia permeada pela arte”

A visita ainda contou com um momento cultural. Foram realizadas apresentações de alguns integrantes do coral, conduzido pela professora Katarina Menses, e do estudante de Artes Plásticas, Tonfil, que recitou poesias. A comitiva da Reitoria vai ao Campus Palmares, nesta quinta (15). Na sexta (16), será a vez do Campus Jaboatão dos Guararapes.