Segundo dia do CAOS com troca de conhecimentos

Luciano Meira, do Porto Digital, participou de roda de conversa sobre ativismo digital

O segundo dia da Semana de Arte Criativa de Olinda (CAOS 2018), promovida pelo IFPE Campus Olinda, no Sítio Histórico da cidade, nesta quarta-feira (21), trouxe uma programação focada na troca de conhecimentos e aprendizados.

Diversas oficinas movimentaram a manhã e a tarde do evento nas instalações do Centro de Arte Luiz Freire. CAOSRoteiro, storyboard, serigrafia, desenho de negócios, aquarela e cuidados com a voz foram algumas das temáticas trabalhadas. Ainda no turno da manhã foi realizada a palestra “Arte, criatividade, tecnologia e técnica: o que mais importa?”, com o artista plástico Renato Valle.

Durante a programação da tarde, o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e empreendedor do Porto Digital, Luciano Meira, conduziu uma roda de conversa sobre “Novas mídias e ativismo Digital”.

Tomando como base suas experiências à frente da empresa Joy Street, que desenvolve jogos digitais educativos, o docente abordou temas como ciências da aprendizagem, gameficação, educação e inovação e transformação digital.

CAOSSegundo Meira, a gameficação pode ser utilizada pela área de educação como ferramenta para estimular estudantes a resolverem suas dificuldades de aprendizagem. “A gente usa a gameficação para engajar as pessoas a melhorarem seu desempenho. É esse nosso ativismo. Usar a tecnologia para engajar as pessoas”, destacou o docente.

De acordo com ele, é bastante usual a afirmação de que o centro da educação está no aluno. No entanto, para Meira essa visão é ultrapassada. “O centro da atividade educacional poderia ser a construção de relações intelectuais e afetivas entre alunos e professoras. O diálogo é a plataforma de aprendizado por excelência”, afirmou.

Exposições e Música – A programação nesse segundo dia do CAOS ainda contou com exposições de trabalhos de artes CAOSvisuais e computação gráfica de estudantes do campus dentro do antigo casarão do Museu do Mamulengo e com feirinha de artes na praça Laura Nigro.

Estudantes do Projeto Travessia da Escola Estadual Guedes Alcoforado, localizada em Olinda, participaram das atividades. A professora Clarissa Ralf aprovou o evento afirmando ser uma excelente oportunidade para os alunos do Travessia absorverem novos conhecimentos. “Ações como o CAOS abrem novos horizontes para o aprendizado de nossos estudantes”, avaliou.

Subiram ao palco, também montado na praça Laura Nigro, a banda do IFPE Garanhuns, sob a coordenação do professor Osman Santos, além do grupo Em Canto e Poesia e Bia Marinho, que mostraram um pouco da cantoria e poesia popular do Sertão do Pajeú. O maracatu Brincantes Populares encerrou a programação musical do dia.

>> Confira a programação do último dia (quinta | 22/11)