Servidores experimentam técnicas e materiais de desenho e pintura

Ministrado pelo artista Renato Valle, curso permite experimentações artísticas num modelo mais econômico de capacitação

Cerca de 15 servidores do Campus Olinda participam da capacitação “Experimentando Desenho e Pintura”, ministrada pelo eclético artista plástico Renato Valle, que já realizou exposições individuais, coletivas e residências artísticas em museus, institutos e galerias de arte espalhados pelo Brasil. A próxima, “Religiosidade e Política na obra de Renato Valle”, ocorrerá na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, a partir do dia 31 de maio até o mês de julho. Durante os seis encontros, que ocorrem sempre ao final do expediente, no próprio Campus, ele proporciona a experimentação artística de diferentes materiais como grafite, carvão, pastel, tinta acrílica e tinta a óleo.

O modelo do curso “in company” é uma aposta do Campus para otimizar recursos com capacitação. As áreas de interesse foram elencadas pelos próprios servidores em pesquisa realizada pela Coordenação de Gestão de Pessoas. “Capacitamos mais servidores, gastando menos”, garante a diretora-Geral do Campus Olinda, Luciana Padilha. Ela explica que os cursos reforçam o conteúdo prático e didático relacionado às disciplinas ministradas no Campus.

Também está programada uma qualificação em “Montagem Expográfica”, que será ministrada pelo museógrafo, Eduardo Souza, da empresa Artmonta, que tem entre seus clientes  o Centro Cultural Correios, Itaú Cultural e o Instituto Ricardo Brennand. O valor de cada curso é de R$ 3.500. Já as capacitações individuais têm valores diferenciados. “Temos cursos que custam entre R$ 700 e R$ 1.000 por servidor, por exemplo. A capacitação coletiva é bem mais barata”, afirma o diretor de Administração e Planejamento, Flávio Tenório.

Os participantes do curso de desenho e pintura enfatizam aspectos positivos da qualificação, como a oportunidade de novos aprendizados e de convivência com outros servidores. “Temos a possibilidade de reciclar conhecimentos e de trocar experiências com os colegas do Campus, através do desenvolvimento de trabalhos coletivos”, aponta a professora, Luciana Tavares. Ela aproveita o curso para preparar uma visita técnica com suas turmas para a nova exposição do artista responsável pela capacitação.

Já a técnica em laboratório, Aline Évora, destaca a oportunidade de redescobrir suas habilidades e o contato com o artista. “Renato Valle pinta, desenha, modela e trabalha com diferentes suportes como a resina. Ele é um artista muito atuante e estimula a gente a redescobrir habilidades como o ato de desenhar. É um curso de um educador para educadores. Ele leva em conta a dimensão da educação em seu trabalho”, salienta. No curso, os participantes conhecem diferentes caminhos e possibilidades no uso de materiais. Além de realizarem experimentações, eles são levados a refletir sobre as questões trabalhadas em cada encontro.