Troféus de jogos do IFPE são produzidos por estudantes do Campus Olinda

Criadores participarão da premiação. Jogos Internos 2019 ocorrem de 21 a 23 de setembro, no Campus Recife

A premiação dos Jogos Intercampi IFPE 2019 será especial. Os troféus são criados por cerca de 20 estudantes do IFPE Olinda. A ideia que surgiu para driblar a dificuldade financeira da instituição foi encarada como um desafio para os discentes, que tem como fonte de inspiração a logo do evento – suas cores e figuras humanas distorcidas.

O trabalho é supervisionado pela professora Analine Santos, que coordena o projeto de extensão (Tri)dimensionar, voltado para os processos de criação de obras em três dimensões.  “Não é fácil, mas acredito no poder de criação dos estudantes. O tempo para criação e produção das peças é curto e eles também não têm recursos. Estão tendo que usar material de baixo custo ou até mesmo reaproveitar o que encontram em casa”, conta a professora.

Troféus - Jogos Internos Papelão, arame, madeira, machê, garrafa pet, sementes e restos de material de construção são os materiais mais utilizados. O desafio de criar 16 troféus foi proposto aos estudantes há pouco mais de uma semana. Desses, 14 estão em execução e outros dois à espera de voluntários. Num primeiro momento, eles criaram um conceito para a obra.

Para a professora, a iniciativa dará visibilidade às criações dos estudantes. Na premiação do evento, eles falarão sobre as obras que criaram. Algumas peças são feitas em grupo, mas a maior parte é de autoria individual. Tem até troféu com arte cinética, que integra movimento.

A ideia para o troféu criado por Vinicius Marins surgiu de sua própria experiência com o esporte. “Pensei que os jogos são um momento de integração. O esporte muda a realidade. Sou prova disso. No ensino médio, tive uma experiência que me fez aprender a trabalhar em equipe, a respeitar os outros, superando as diferenças. A minha proposta trabalha justamente essa integração por meio das cores, concentrando no verde, que representa o IFPE”, explica.

Troféus - Jogos Internos O troféu de Vinícius explora a vitória, com todos os elementos integrados e voltados para cima, “como uma grande festa”, diz. Ele é composto por uma figura central com cinco planos e outras adjacentes, sustentada por uma haste de parafuso. Tudo foi feito com aglomerados de papelão colados e talhados em esmeril. A obra tem detalhes  em chapa de aço, que foram pintados com cores que se integram, com destaque para o verde do IFPE.

O estudante Mardones Mendes é o autor de Forcovi – nome fruto da união das palavras força, coragemTroféus - Jogos Internos e vitória, que envolvem os jogos. Todos esses elementos estão presentes no troféu – feito com papelão, tinta acrílica, spray, lápis de cor e emborrachado. A obra é inspirada ainda na deusa Nike, que simboliza a vitória. “Quis demonstrar a força e a coragem de todos os estudantes que participam dos jogos internos”, conta.

Troféus - Jogos Internos Já a estudante Rebekah Fernandes apostou nos arames coloridos que já tinha em casa para confeccionar dois troféus. O resultado são duas obras inspiradas em árvores. Uma  com elementos da logo nas folhas e outra, nas raízes. “Meu maior desafio foi trabalhar com uma estrutura maior, pois já utilizava o arame para fazer pequenas peças”, diz. O trabalho em equipe e a aplicação do conhecimento acumulado ao longo do curso são pontuados pelos estudantes como vantagens para integrar o projeto.