Uso de drogas e redução de danos é tema de palestra

Estudantes conversaram com a psicóloga Rossana Rameh

O uso de drogas foi o assunto central da conversa que a psicóloga da Reitoria do IFPE, Rossana Rameh, teve com estudantes do Campus Olinda, nesta terça (13). O tema “Reduzindo danos e ampliando consciência” foi discutido de forma aberta para que os discentes se sentissem confortáveis em expressar seus pensamentos.

“A psicóloga que conduziu a roda de conversa abordou o tema de forma muito abrangente. Foi muito esclarecedor e explicativo. Tanto para quem faz uso de drogas quanto para quem nunca usou. Conversei com alguns colegas e todos tiveram essa impressão”, conta a estudante de Artes Visuais, Danielly Ferreira.

A Divisão de Apoio ao Ensino e ao Estudante enviou e-mail aos professores falando sobre a  importância do tema, tendo em vista que o consumo descontrolado tem impacto na evasão, retenção e rendimento escolar dos estudantes. Foi ainda destacado que a atividade faz parte do processo formativo e está alinhado á missão da instituição.

“Quando o campus se organiza e estimula a participação dos estudantes, com perguntas norteadoras e instigantes, o resultado é uma conversa franca, aberta, direta e certeira sobre um tema tão pertinente”, escreveu Rossana Rameh numa rede social sobre o evento no IFPE

Raneh é mestre em Saúde Coletiva pelo Centro de Pesquisas Ageu Magalhães e doutora em Medicina Preventiva / Saúde Coletiva pela UNIFESP. Atualmente é pesquisadora do Grupo de Estudos em Álcool e Outras Drogas da Universidade Federal de Pernambuco (GEAD/UFPE) e supervisora pelo Projeto Redes (Fiocruz).