Apresentações culturais integram programação da SNCT

Ao longo do evento estão previstas 11 exposições musicais

Na manhã desta quarta-feira (21), tem início a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Campus Recife. Além da apresentação dos mais de 300 trabalhos acadêmicos, cerca de 120 atividades e 7 palestras, também estão previstas para a SNCT apresentações culturais que enriquecem ainda mais a programação do evento. Com o total de 11 exposições musicais, as atrações são compostas por estudantes da Pós em Práticas Interpretativas em Música Popular com Ênfase em Frevo da instituição e do Coral Popular do Campus Recife, além da participação dos professores de músicas de diferentes instituições de ensino e do Campus Recife. Todas as apresentações culturais estão disponíveis na plataforma do YouTube, através do canal da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus Recife (aqui).

As escolhas do repertório apresentado seguiram as propostas do próprio curso de Pós, além do que já existia disponível fisicamente em arranjos musicais. Com este cenário de pandemia, os envolvidos precisaram se reinventar e gravaram todas as apresentações individualmente para só posteriormente reunir e preparar o material final. Para o professor e regente da orquestra do Campus Recife, Flávio Fernandes de Lima, todo o processo de preparação possibilitou ao grupo a sensação de um trabalho gratificante. “Ao realizarmos esse trabalho, nos reinventamos. Professores e alunos trabalharam muitas vezes mais do que se estivéssemos preparando algo presencial. Foram semanas muito desgastantes, porém, muito gratificantes. Os resultados nos deram uma sensação de dever cumprido. Espero que todos gostem”, revela.

Além dos desafios referentes ao projeto, as apresentações reservaram momentos de bastante emoção. “Tivemos a oportunidade de reunir um quarteto criado por mim em 1987, separados há 20 anos por motivos do destino. Aproveitamos o momento para voltarmos a tocarmos juntos, comemorando através da SNCT, os 33 anos de fundação”, comenta Flávio.

Outros momentos da SNCT também estão reservados para apresentações culturais. O público do evento poderá acompanhar, nesta quarta (21), às 10h, a abertura da Semana que conta com a exibição musical da Big Band. O momento de abertura acontece através da plataforma Meeting (disponível aqui).

A programação da SNCT ainda está composta por uma série de palestras (acessível aqui) referentes ao tema “Inteligência Artificial: A nova fronteira da ciência brasileira”. Para participar dos encontros, é necessário realizar inscrição prévia. Todas as informações ligadas à programação estão disponíveis aqui.

Apresentações musicais | Disponível aqui
Abertura do evento | Disponível aqui