Início do conteúdo

CACTR auxilia profissionais da saúde que combatem a Covid-19

Até o momento foram doadas 526 máscaras do tipo Face Shield para diversas unidades de saúde do estado


Ações de combate ao Coronavírus continuam a todo vapor no Campus e se depender dos voluntários envolvidos nos atos de generosidades, o caminho a percorrer será longo, mas incansável. Desta vez o compromisso com os profissionais da saúde no combate à Covid-19 parte dos professores e servidores administrativos do Curso Técnico de Refrigeração e Climatização (CACTR), em parceria com o projeto Escudo da Vida, sediada na capital pernambucana. A equipe da CACTR chegou nesta semana à marca das 526 máscaras doadas, do tipo Face Shield – escudo facial – usada pelos profissionais que estão na linha de frente da luta contra o Coronavírus.

Até o momento foram beneficiadas 11 unidades de saúde do estado, além de algumas doações isoladas para profissionais da área. A produção dos equipamentos feita na sede do Escudo da Vida foi mantida por doações dos servidores do Campus e pelo público externo interessado na ação. Segundo os integrantes da coordenação do curso, a ideia é atingir o maior número de profissionais possíveis, sem meta estipulada para doações. Além das máscaras Face Shield, os componentes da CACTR arrecadaram dez cestas básicas, destinadas à campanha de doação de alimento proposta pelo Campus Recife.

UNIDADES DE SAÚDE BENEFICIADAS CIDADE QUANTIDADE DE MÁSCARAS
Hospital Agamenon Magalhães (UTI Geral) Recife 50
Hospital Getúlio Vargas (UTI e Agência Transfusional) Recife 50
Hospital da Polícia Militar Recife 30
Hospital Maria Lucinda – Fundação Manoel da Silva Almeida (UTI Adulto) Recife 50
Conjunto Habitacional Sargento Walder Xavier de Lima – ASWXL (Vila Militar) Recife 20
Hospital Geral de Areias (Reanimação/Emergência e Clínica Médica) Recife 80
Hospital Barão de Lucena Recife 50
Hospital das Clínicas (HCPE) – Universidade Federal de Pernambuco Recife 100
Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra Recife 30
Pronto Socorro São Francisco (UTI) Salgueiro 50
Doações isoladas para profissionais da área 16
TOTAL 526

Para o professor Paulo d’Ávila, proponente da iniciativa, a motivação parte da vontade de ajudar ao próximo e de entender a batalha travada pelos profissionais da saúde. “Nosso departamento (CACTR) renovou a esperança por dias melhores a cada doação realizada, desde março quando iniciou a impressão das Faces Shields. Sabemos que ainda assim é muito pouco dada a grande necessidade que os hospitais públicos passam, mas sempre iremos nos empenhar pra contribuir com uma sociedade mais justa e com menos desigualdades”, relata. O docente comenta que mais de duzentos protetores estão prontos para doação e almeja ultrapassar a marca de mais de mil máscaras doadas.

Fim do conteúdo