Notícias
Estudantes do IFPE Recife conhecem, em visita técnica, patrimônio histórico-cultural representado por quilombos nordestinos
Discentes visitaram o Quilombo Engenho Siqueira (PE) e Quilombo dos Palmares (AL), em ação de Extensão
Estudantes de diferentes cursos do IFPE Recife realizaram visita técnica com destino ao Quilombo dos Palmares, em Alagoas, no início de novembro, com o intuito de valorizar e reforçar a preservação da memória do local como símbolo de luta pela igualdade e liberdade étnico-racial. A viagem se deu no âmbito do projeto de Extensão Malungo Lab, com contribuição do Sindicato dos Servidores dos Institutos Federais de Pernambuco (Sindsifpe), participação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), Capoeira Nação Recife, Centro de História, Memória e Documentação (CHMD) e Coordenação de História, todos do campus.
Docentes e estudantes fizeram a primeira parada da viagem no Quilombo Engenho Siqueira, em 05 de novembro, em Rio Formoso, Zona da Mata Sul de Pernambuco, onde tiveram a oportunidade de conhecer a pedra Comadre Fulôzinha e a trilha do manguezal, em que percorreram a rota da Jaqueira, aprendendo sobre a história do símbolo de resistência. Visitaram a casa de farinha e puderam se aprofundar sobre a cultura local e o papel da agricultura tradicional. O grupo também visitou a sede da Associação Comunitária Quilombola do Engenho para prestigiar a exposição fotográfica permanente, organizada por ela e pelo Malungo Lab.
No segundo dia da viagem, 06 de novembro, o grupo seguiu jornada em direção ao Parque Nacional da Serra da Barriga, em Alagoas, onde se encontra o Quilombo dos Palmares. O grupo de capoeira Nação Pernambuco, do campus, promoveu uma roda de capoeira na Gameleira Sagrada de Irôco.
A programação dos/as integrantes do campus representou valiosa oportunidade de se conhecerem patrimônios históricos e culturais importantes na conservação e defesa da memória africana e afro-brasileira, espaços de luta por direitos, territórios, autonomia e liberdade.