Estudantes recebem medalhas de ouro e prata em 5° Olímpiada GeoBrasil

Ao todo, foram três equipes premiadas formadas por discentes dos cursos Técnicos em Eletrônica, Segurança do Trabalho e Eletrotécnica

Três grupos de estudantes do Campus Recife foram premiados pelo desempenho na 5° Olimpíada GeoBrasil. Duas equipes orientadas pelo professor Éder Oliveira receberam medalha de ouro e uma equipe sob tutela do professor Enildo Gouveia foi prestigiada com medalha de prata. formadas por discentes dos cursos Técnicos em Eletrônica, Segurança do Trabalho e Eletrotécnica

Quem recebeu o ouro foram os estudantes Joanna Ribeiro, Carlos Silva e Victor Dubeux, da equipe “ELN6” e Jonathan Gregório, Carlos Oliveira e Lucas Cataldi, que formam a equipe “Farinha de Trigo”. Juliana Albuquerque, Aline Guimarães e Julia Moura integram a equipe “IFPE_Recife”, premiada com a prata. Para o professor Éder, além das medalhas, sente-se muito orgulhoso dos jovens pelo fato de que foram os estudantes que o buscaram com interesse na competição. “Quando souberam da Olimpíada, vieram até mim com o grupo formado e passaram por todas as etapas com muito empenho e vontade de conquistar um bom resultado”, conta.

Saber que ganharam o ouro foi uma surpresa para os integrantes de “ELN6”, a equipe de Joanna Ribeiro. “Essa era a primeira vez que participávamos dessa olimpíada, nos inscrevemos pelo aprendizado. Aprendemos muito enquanto pesquisávamos e debatíamos sobre as questões. Estamos muito satisfeitos por nosso esforço ter valido a pena”, relata.

Essa é a segunda olimpíada que a equipe “IFPE_Recife” participa. Eram da mesma sala e depois da experiência com a Olimpíada Nacional de História do Brasil, resolveram participar de mais uma competição juntas. Para a estudante Julia Moura, mesmo não indo para a final, foi uma ótima experiência para o grupo. “Ficamos muito felizes com a nossa pontuação e com a medalha. Foi ótimo ter a oportunidade de trabalhar com o professor Enildo e resolver as questões com ele”, revela a estudante.

A Olimpíada GeoBrasil integra a Olimpíada Brasileira de Geografia e a Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra em uma única competição e tem como objetivo empoderar os alunos, a partir dos conhecimentos nessas áreas de estudo, a contribuírem para uma transformação social, incentivando o desenvolvimento sustentável e as adaptações às mudanças climáticas.