Investimento do Campus no Parque Esportivo rende bons resultados

Melhorias também refletiram numa maior oferta de Bolsa Atleta

O ano de 2019 para o Campus foi de muito investimento na área acadêmica e em diversos departamentos da Instituição. Um dos setores beneficiados foi o de esportes, que gerou grandes feitos para a instituição, entre elas, o registro da maior delegação nos Jogos Intercampi, com mais de 90 atletas inscritos. Tal sucesso também reflete o aumento significativo no número de Bolsa Atleta ofertada: de 29 para 51 beneficiados em um ano. Para 2020, o Campus pretende ofertar uma quantidade maior de modalidades esportivas. Atualmente, a comunidade conta com futsal, xadrez, basquete, natação, futebol de campo e vôlei de praia, além de atletismo, esporte com um histórico desempenho de conquistas.

O estudante/atleta Israel Souza é um dos destaques do atletismo e atualmente está no segundo período de Saneamento Ambiental. Ele faz planos para a temporada 2020 e comenta a importância do incentivo que recebe da Instituição. Ele conta que no começo de 2019 tinha parado de competir por estar desanimado. Mas ao entrar no IF, o incentivo dos professores reanimou o atleta. “Voltei e fui recordista nacional da corrida de 5km dos Jogos dos Institutos Federais (JIF’s), com um tempo de 16min25seg. Esse ano vou poder me dedicar ainda mais por conta da Bolsa Atleta e pretendo quebrar meu próprio recorde”, afirma.

Recentemente o Campus passou por uma reforma no setor esportivo e implementou diversas melhorias. Foram restaurados o campo de futebol, ginásio esportivo, quatro quadras auxiliares e a quadra de areia. Tais medidas são essenciais para proporcionar um melhor desempenho da prática esportiva e incentivar novos discentes a mergulhar no mundo dos esportes.

A estudante do curso de Segurança do Trabalho Bruna Oliveira é atleta de futsal e aprovou as mudanças realizadas no Campus. “A reforma foi muito proveitosa não só para os atletas, mas para todos os estudantes, pois quando estamos com algum horário sem aula podemos aproveitar o espaço para nos encontrarmos ou para praticar algum esporte”. Ela ainda comenta como consegue conciliar o estudo com o futsal. “É bem fácil, pois entramos em consenso em relação aos horários dos treinos e os dias da semana, para que fique conveniente a todas nós”, conclui.

Para o coordenador da Divisão de Esportes e Lazer (DIEL) Helton dos Santos, as reformas trarão melhorias para o Campus e possibilidade de ofertar novos esportes aos estudantes.  Para ele, toda essa requalificação representa um ganho para os estudantes, que podem desfrutar amplamente do investimento. “Essa conquista estrutural do Parque Esportivo foi um marco para o Campus e resultado de muito trabalho de todos os departamentos envolvidos. Almejamos ofertar o maior número de modalidades possíveis tanto para estudantes quando para servidores. A expectativa para 2020 é que com essa nova estrutura possamos aproveitar da melhor maneira e trabalhar em conjunto para a preservação do patrimônio público”, espera.