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Período de isenção de disciplinas inicia nesta segunda (24)

Documentos devem ser encaminhados via e-mail para os Departamentos Acadêmicos ou SRES


A partir desta segunda-feira (24), o Campus inicia o período de solicitação de aproveitamento de estudos equivalentes para o semestre letivo de 2021.1. Conforme previsto no Calendário Acadêmico, a solicitação de isenção acontece de 24 a 28 de maio através de formulário. O prazo é destinado a estudantes que desejam requerer a isenção de disciplinas que já foram cursadas. Para realizar o aproveitamento, é preciso que os discentes interessados encaminhem a documentação necessária através do e-mail institucional para os respectivos Departamentos Acadêmicos ou Registro Escolar (SRES) de seus cursos. O modelo de e-mail para envio das solicitações está disponível para ser acessado aqui.

O estudante requerente precisa ficar atento aos documentos necessários. O formulário de requerimento estudantil, disponível aqui, deve ser preenchido adequadamente com o nome completo do discente, número de matrícula e os nomes das disciplinas. Após esse passo, basta realizar o download do arquivo. O estudante solicitante também necessita obter as ementas das disciplinas e os históricos escolares (tanto o do IFPE quanto o da outra instituição). Esses documentos precisarão ser enviados junto com o formulário preenchido. No caso do Campus Recife, é possível encontrar as ementas ao acessar o “Plano de Curso” da formação do discente através da página disponível aqui. Já o histórico escolar relativo ao Instituto, é possível obtê-lo on-line a partir do Q-Acadêmico.

Importante destacar ainda que, para cada componente curricular (disciplina) cuja isenção venha a ser solicitada, deve ser enviado um e-mail e um requerimento diferente. Após reunir toda a documentação, o estudante precisará encaminhá-la para o Registro Escolar (SRES) ou departamento do seu curso. Para identificar o respectivo departamento/SRES vinculado a cada curso ofertado no Campus, é só acessar a lista disponível aqui. Feito o envio através do e-mail Institucional do estudante, aqueles que atenderem devidamente às instruções terão suas solicitações encaminhadas às suas respectivas Coordenações de Curso, que realizarão o controle e darão encaminhamento ao procedimento.

O período de 24 a 28 de maio também corresponde a solicitação de cancelamento de componente curricular para discentes a partir do segundo período. O processo também acontece via e-mail institucional e preenchimento do formulário de requerimento, que deve ser enviado aos departamentos acadêmicos.

Solicitação de aproveitamento de estudos equivalentes
Período: entre 24 e 28 de maio
Formulário de requerimento | Disponível aqui
Detalhamento dos Departamentos Acadêmicos | Disponível aqui
Modelo para envio do e-mail | Disponível aqui
Calendário Acadêmico 2021.1 | Disponível aqui
Instruções sobre criação de e-mail Institucional | Disponível aqui
Q-Acadêmico | Disponível aqui
Planos de Cursos | Disponíveis aqui

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