Notícias
Série de palestras compõe a programação da SNCT
Transmitido pelo YouTube, evento reúne diversos profissionais que abordarão temas relacionados à Inteligência Artificial
Voltada às questões que integram a Inteligência Artificial, a 17ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Campus Recife traz perspectivas e abordagens inseridas no curioso e encantador universo da tecnologia de ponta. Baseada nesta perspectiva, a SNCT preparou uma série de 7 palestras com profissionais de diferentes áreas que irão abordar assuntos relacionados ao tema “Inteligência Artificial: A nova fronteira da ciência brasileira”. Com transmissão ao vivo através do YouTube pelo canal Acom – IFPE – Campus Recife, a Semana pretende explorar conteúdos que ampliem o conhecimento a respeito da Inteligência Artificial (IA), uma área tecnológica que busca reproduzir a inteligência humana em máquinas multifuncionais. Ao contrário dos equipamentos programados para exercer ações limitadas, a IA permite autonomia às máquinas para que elas possam realizar escolhas próprias a partir da sua capacidade operacional.
Apesar de parecer uma ideia futurista e distante da realidade, a IA está inserida na sociedade há um bom tempo. Alguns cientistas da área afirmam que até mesmo antes de Cristo, já haviam interesses e estudos pela Inteligência Artificial. Porém, com a grande contribuição do Cientista Jhon McCarty, considerado o pai da IA, outros pesquisadores puderam acelerar o processo tecnológico. Atualmente inseridos no aparelho celular, computadores, automóveis dentre outros segmentos, a IA se apresenta em diferentes formas. Por meio de assistentes virtuais nos smartphones, reconhecimento facial nas fotos da galeria e até mesmo no Google Tradutor que permite a partir da câmera do celular a tradução de idiomas nos rótulos, cardápios e outdoors. De acordo com dados apresentados pelo blog TechTudo e baseados em opiniões de cientistas da área, muitos especialistas acreditam que a IA alcançará a capacidade humana em menos de 25 anos.
Nesta perspectiva, a SNCT inicia a série de palestras no dia 21 de outubro, às 13h, com a cientista de dados do Itau e professora da Insper (SP), Nathalia Demetrio, com o tema “A saga do Unicórnio: Entendendo e otimizando um workflow de ciência de dados”. “Iremos nos aprofundar nos principais momentos que compõem a ciência de dados: descrevendo peculiaridades, dando dicas, e esclarecendo de uma vez por todas quem é esse tão falado Unicórnio dos Dados”, explica Nathalia. Ainda no dia 21 de outubro, às 17h a Semana recebe a palestra “Inteligência Artificial em nosso dia a dia e o que fazemos daqui para o mundo”, ministrada pelo integrante do Centro de Estudo e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), João Paulo Magalhães.
No segundo dia de evento (22/10), a SNCT conta com duas palestras na programação. A primeira, às 13h, fica por conta de Guilherme Lombardi em “DataScience: ciência ou mitologia grega!”. Para finalizar o segundo dia da Semana, às 17h, a palestra a ser apresentada traz o tema “Startup e inovação oportunidades de mercado e as etapas da prototipação ao produto”, com participação das docentes Aida Ferreira (IFPE), Alessandra Nascimento Pontes (Mackenzie) e Gesyca Santos (UFAL).
No último dia da SNCT (23/10), às 13h, a palestra da vez será “Arquitetura de software para uma operação de saúde digital de larga escala”, liderada pelos profissionais da Einstein, Aline Okita e André Santos. Em seguida, às 16h, o evento recebe a palestra “Inteligência artificial e cidades inteligentes”, sob comando de André Castello Branco, da Universidade do Porto e Aveiros – PT. Para encerrar a série de palestras, Germano Vasconcelos, da Neurotech, inicia o diálogo sobre “Como a Inteligência Artificial transforma dados em melhores decisões”, às 18h.
Além das palestras ofertadas na 17ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus Recife, está previsto para o evento 330 trabalhos acadêmicos e cerca de 120 atividades como oficinas, workshops e mesas-redondas.
17ª SNCT
Transmissão das palestras | Acom – IFPE – Campus Recife