Início do conteúdo

Centro de Pesquisa


https://www.ifpe.edu.br/campus/recife/pesquisa/centro-de-pesquisa/cptecs

HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO CENTRO DE PESQUISA DO CAMPUS RECIFE DO IFPE

 

Na construção das diretrizes de pesquisa, pós-graduação e inovação para o IFPE, realizada no período de 2008 a 2010, a Reitoria, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq), planejou ações voltadas para consolidação de Grupos de Pesquisa e criação de novos grupos, ampliação do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC), abertura de Editais Institucionais de apoio ao pesquisador na forma de auxílio à pesquisa, bolsas ao pesquisador e apoio à participação em eventos científicos, definição de infraestrutura para desenvolvimento das atividades de pesquisa, estruturação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) e qualificação docente por meio dos Programas Minter e Dinter.

Dentre as ações de consolidação da pesquisa, pós-graduação e inovação no IFPE, a criação de Centros de Pesquisa nos diferentes Campi do Instituto tinha como objetivo proporcionar as condições adequadas ao desenvolvimento das atividades dos Grupos de Pesquisa, pela orientação docente ao PIBIC e o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa relacionados à conclusão de cursos de graduação e pós-graduação Lato sensu ora ofertados na Instituição.

Com o conhecimento da Chamada Pública MCT/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA-01/2009 e cientes das diferentes demandas dos Grupos de Pesquisa por infraestrutura de laboratórios e salas de pesquisadores, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, no seu papel de fomento, mobilizou os pesquisadores, para submissão de uma proposta de construção de um Centro de Pesquisa. Para tanto, solicitou apoio, por meio dos líderes de Grupos de Pesquisa, dos representantes de pesquisa de cada Campus e da equipe de arquitetura e engenharia da Instituição.

Após retorno de vários pesquisadores de diferentes Campi e do Departamento de Obras e Projetos (DOPE) aceitando a participação na proposta, foram realizadas reuniões visando avaliar os requisitos do Edital que balizaram as definições para o delineamento do projeto a ser submetido à FINEP. Dentre os requisitos, havia a limitação de apresentação de um único subprojeto a cada 100 doutores na Instituição. O IFPE possuía, na época, um total de 57 doutores. A decisão colegiada foi de que os pesquisadores do Campus Recife reuniam as maiores condições de concorrência a um edital desse porte, visto que o Campus reunia 40, dos 57 doutores do IFPE na ocasião, e possuía 25 Grupos de Pesquisa, dos 34 cadastrados na instituição e certificados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Dos sete Cursos Superiores ofertados pelo Instituto, seis ocorriam no Campus Recife.

A Propesq convidou os pesquisadores do Campus Recife que teriam interesse em participar da elaboração e submissão da proposta e compor, assim, a equipe científica e executora do Centro de Pesquisa, que seria beneficiada com a infraestrutura de pesquisa, conforme exigência do Edital, visando torná-lo um Centro de Excelência. Nas reuniões seguintes, entre essa equipe e o DOPE, foram definidas as áreas de pesquisa que seriam contempladas, os espaços que comporiam o Centro, o programa funcional e a área física disponível no Campus Recife para tal construção. Ainda em atendimento às exigências do Edital, a Pró-Reitoria de Extensão contatou a Fundação de Apoio ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (FUNCERN), para ser a proponente do convênio.

O projeto, dividido em duas metas, foi elaborado e submetido à FINEP em 14/04/2010, sendo aprovado na íntegra. O convênio foi assinado em dezembro de 2010. A Meta 1 –  administração do projeto e elaboração do projeto executivo de arquitetura e complementares de engenharia – foi cumprida em dezembro/2012, utilizando os recursos liberados em novembro de 2011. O convênio sofreu aditivo de prazo por duas vezes, em 23/10/2012 e em 16/09/2013. A primeira renovação de prazo foi justificada pela necessidade de aprovação dos projetos complementares junto ao DOPE. Já o segundo aditivo teve como objetivo o cumprimento da Meta 2 – preparação do terreno e construção de 1.553m2 de edificação. Para aprovação deste aditivo, fez-se necessário que o IFPE expressasse interesse em aportar recursos próprios para garantir a construção, já que o valor aprovado para a obra se encontrava defasado, em relação à época de aprovação do projeto. Nesse período, o IFPE viabilizou a criação da Comissão de Licitação e a equipe científica/executora do projeto, obteve dos órgãos legais a aprovação do projeto arquitetônico, a licença para o corte das árvores, a renovação da licença ambiental, as legalizações junto à COMPESA e Corpo de Bombeiros, além de providências para contratação de escultor para criação de obra de arte para compor a edificação.

No mês de março de 2014 o processo licitatório foi aprovado pelo setor jurídico do IFPE, porém o parecer recomendava a não utilização do recurso destinado à obra, já que não haveria mais tempo hábil para realização da Meta 2. Sendo assim, o recurso foi devolvido, em dezembro de 2014 e a Reitoria se comprometeu, junto à FINEP, a realizar a obra inteiramente com recursos próprios. O convênio foi encerrado, após aprovação da prestação de contas, em fevereiro de 2015. Este compromisso se tornou realidade em agosto de 2016, quando o IFPE conseguiu, junto ao Ministério da Educação, a descentralização de um recurso para a construção do Centro de Pesquisa.

Durante o período de vigência do convênio, o valor total aprovado no projeto ficou extremamente defasado, o que inviabilizou a contratação de todos os projetos complementares. Uma mobilização muito grande envolveu vários profissionais do IFPE e colaboradores externos que doaram seus tempos e habilidades para ajudar em diferentes atribuições. Contar essa história é necessário para expressar nosso eterno reconhecimento e agradecimento a cada um deles, que ajudaram na construção deste marco para a pesquisa no IFPE, que influenciará na formação de gerações de estudantes para a sociedade.

Última atualização em 15/08/2023

Fim do conteúdo