Trabalho realizado no Campus é premiado em congresso de Química

Realizado por Douglas Salgado, hoje egresso, artigo sobre nanotecnolgia será apresentado nesta quarta-feira (29)

Um trabalho produzido no Campus Vitória de Santo Antão pelo estudante Douglas Salgado, recém-graduado do curso de Licenciatura em Química, ficou entre os seis melhores do II Congresso Nacional Online de Química (II Condequi). O artigo, que tem como título “Estudo de propriedades ópticas de nanopartículas de ZnO puras e dopadas com Ag+, Ni2+e Fe2+ a diferentes concentrações”, será apresentado pelo egresso nesta quarta-feira (29).

O artigo é resultado de uma pesquisa experimental e foi realizada no laboratório de química inorgânica e analítica do Campus Vitória e orientada pelo professor Eletino Feijó. O objetivo do estudo, segundo Douglas, “é sintetizar e caracterizar nanopartículas de ZnO puras e dopadas com os cátions: Ag+, Ni2+e Fe2+, assim como investigar a influência nas propriedades ópticas”.

O egresso ressaltou a importância da pesquisa em nanotecnolgia para a sua formação. “É um tema que pode ser apresentado em sala de aula, visto que esta ciência está cada vez mais próxima da sociedade, além de ser peça chave no desenvolvimento de novos materiais e no tratamento de doenças”, explicou Douglas.

O orientador da pesquisa e coordenador do curso, professor Etelino Feijó, destacou a importância dos novos laboratórios do Campus, localizados no prédio das graduações. “Essa premiação representa muito ao IFPE, pois mostra como podemos desenvolver trabalho excelentes na área de Química Experimental em nosso campus. Demostra a importância do investimento na área e também é reflexo do apoio e estrutura demandada ao curso. Tal feito só foi possível devido aos novos laboratórios, aos investimentos em equipamentos, vidrarias, reagentes, etc.”, afirma o docente.

O professor lembra que no ano passado outro aluno da licenciatura, Alexandre Emanuel,  foi premiado com trabalho relativo à Química Teórica. “Acredito que com a estrutura experimental em química que o Campus vem ganhando ao longo dos últimos anos poderemos desenvolver mais materiais de ponta, como o foi feito por Douglas, que estudou as propriedades de nanopartículas de óxido de zinco. Ainda ainda há muito a se fazer para idealidade de uma estrutura experimental, mas as intenções, em nosso Instituto, apontam para isso.

Para saber mais informações sobre o curso superior de Licenciatura em Química do Campus Vitória de Santo Antão, clique aqui