Campus tem 4 estudantes classificados na Olimpíada Nacional de Ciências

Quatro estudantes do Campus Afogados da Ingazeira ficaram classificados na primeira fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2020, que aconteceu nos dias 06 e 07 de agosto. Em razão da pandemia, a aplicação das provas da competição este ano aconteceu exclusivamente on-line. A segunda e última fase está marcada para o dia 12 de setembro. Os estudantes Luís Gustavo…

Os estudantes Luís Gustavo Paiva Alves (2º ano), Elidimario Alves de Souza Junior (3º), Isabel Thauana Souza Calado e Renan Santana Costa (ambos do 1º ano) ficaram classificados para a 2ª fase, com notas que variam entre 11 e 13 pontos.

A 1ª fase da ONC, contou com 20 questões objetivas, possuindo como pontuação máxima, 20 pontos. A edição 2020 contou com as disciplinas de Astronomia, Biologia, Física, História e Química, baseando-se no ano anterior daquele ao qual o estudante pertencia no início da pandemia e, consequentemente, suspensão de aulas presenciais. Por exemplo, os estudantes que estavam cursando o 2º ano do ensino médio, fizeram a prova com assuntos do 1º ano.

Elidimário cursa o 5° período do técnico de Informática, ele conta que no início da pandemia, foi difícil estabelecer uma rotina de estudos, mas com o prolongamento do período de suspensão das aulas, iniciou sua preparação que culminou com a aprovação que uma surpresa para ele.

“Passar na ONC foi inesperado, visto que não se enquadra nas minhas olimpíadas-alvo, entretanto, agora pretendo colocar no meu plano de estudos uma meta definida que me leve a trazer uma visibilidade para o Campus Afogados da Ingazeira no que se refere à ONC, olimpíada esta que vem se destacando na comunidade olímpico-científica”.

Segundo a ONC, mais de 2 milhões de estudantes se inscreveram na edição 2020, um número recorde de inscritos. A Olimpíada Nacional de Ciências integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o Instituto Butantan a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) ; ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 8ª e 9º ano do Ensino Fundamental.