Inscrições abertas para o I Seminário de Práticas de Ensino da Computação

Evento acontecerá nos dias 30, 31 de maio e 1º de junho

O IFPE Afogados está com inscrições abertas para o ‘I Seminário de Práticas de Ensino da Computação – SEMPEC’. O evento será presencial e gratuito e acontecerá nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, na sala de reuniões, Bloco A e em salas e laboratórios do Campus Afogados. A programação terá mesas-redondas, apresentação de trabalhos, oficinas e palestras.

O Seminário terá como tema: “Tecnologias digitais e interdisciplinaridade”, seu conteúdo será voltado para gestores escolares, estudantes de licenciaturas no geral e pesquisadores do tema. A programação contará com oficinas abertas a qualquer pessoa interessada.

As inscrições de participantes podem ser feitas até o dia 30 de maio, pelo site do evento: https://www.even3.com.br/sempec2023/

O evento se propõe a discutir e promover o uso de tecnologias digitais para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, além de proporcionar uma reflexão crítica e propositiva sobre a educação contemporânea, destacando os desafios e possibilidades que as novas tecnologias e as questões legais e sociais apresentam. A iniciativa é do Curso de Licenciatura em Computação do IFPE Afogados.

Os/as participantes terão direito a certificados.

Mais informações podem ser conseguidas pelo e-mail: lcomp@afogados.ifpe.edu.br

Programação:

1º DIA – Terça, 30/05

NOITE – Horário: 19h

Palestra “Interfaces entre tecnologias digitais e educação: possibilidades e desafios” Profa. Dra. Rosângela de Araújo Medeiros (UEPB)

90 vagas

Local: Sala de Reuniões, Bloco A.

2º DIA – Quarta, 31/05

MANHÃ – Oficinas e Minicursos – horário: 8h às 10h30:

Utilização de Twine como ferramenta interdisciplinar

Público: Estudantes do 9º ano ou ensino médio

Atividades interdisciplinares com PixelArt

Público:Estudantes anos finais ensino fundamental

20 vagas

Lógica de programação aliada ao ensino de matemática

Público: Licenciandos ou professores

Local: Laboratório 3 ou 4

Ensinando a aprender: formação web para professores

Público: Licenciandos ou professores

TARDE – Oficinas e Minicursos – horário: 14h às 16h30

Manipulação de Mídias Digitais para professores

Público: licenciandos ou professores

Utilização da plataforma Wordwall

Público: licenciandos ou professores

20 vagas

Trabalhando com Canva para criação, edição e exibição de apresentações gráficas

20 vagas

Público: estudantes dos anos finais ou ensino médio

Lógica de programação para crianças com o jogo Cidade do Algoritmo

20 vagas

Público: estudantes do 6º ano (requisito obrigatório: celular)

NOITE – horário: 19h às 22h

Apresentação dos trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Práticas de Ensino a Computação

Local: Sala de Reuniões, Bloco A.

3º DIA – Quinta, 01/06

MANHÃ – horários: 8h às 10h30

Palestra: Neurodiversidade e inclusão – Jossely Oliveira

Palestra: Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais – Professor Dr. Everson Lucena