Início do conteúdo

IFPE Afogados participará do Programa do Governo Federal Mulheres Mil

Iniciativa oferecerá qualificação profissional para Mulheres Produtoras Rurais do Pajeú


Na última terça-feira (26) o IFPE Afogados realizou a primeira reunião de articulação do Programa Mulheres Mil. O encontro aconteceu na sede da Associação Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú, em Afogados da Ingazeira. A entidade é parceira do Campus na seleção de mulheres agricultoras que participarão do Programa. O Campus é um dos selecionados de um total de 5 campi do IFPE para executar o programa.

O Mulheres Mil foi relançado pelo Governo Federal em abril de 2023 com a proposta de ofertar cursos de qualificação profissional para mulheres a partir dos 16 anos de idade, que se encontrem em vulnerabilidade e risco social, vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, ou moradoras de locais com infraestrutura deficitária.

Na região do Pajeú serão atendidas 60 mulheres, 30 delas participarão do Curso de formação para salgadeiro e as outras 30 do curso para eletricista instalador de baixa tensão. Ambos os cursos são na modalidade Formação Inicial Continuada – FIC. As mulheres receberão uma bolsa para participação nas formações de acordo com sua frequência, cujo valor pode chegar até R$ 150.

A primeira turma, que será a de Salgadeiro está prevista para março de 2024, já a de eletricista terá início no mês de abril. As aulas acontecerão nas dependências do Campus Afogados.

O IFPE teve a experiência de execução do Programa Mulheres Mil entre os anos 2011 a 2015, e participou da chamada pública obtendo a aprovação de 300 vagas para a retomada do programa em 2023. Os campi ofertantes foram selecionados por comissão formada por representantes dos Núcleos de Estudos de Gênero e Diversidade (NEGED), dos Núcleos de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) e dos Núcleos de Atenção à Pessoa com Deficiência (NAPNE). Para essa primeira etapa, foram selecionados os campi Afogados da Ingazeira, Garanhuns, Olinda, Palmares e Pesqueira.

A equipe central e as equipes dos campi selecionados passarão por um processo de formação da Metodologia do Acesso, Permanência e Êxito (MAPE) do programa Mulheres Mil.

Fim do conteúdo