Programa Escola da Terra tem seu 1º Módulo de Formação no IFPE Afogados

Iniciativa visa capacitar professores e gestores escolares que atuam com as escolas do Campo

O Campus Afogados da Ingazeira é um dos 3 campi do IFPE polo do Programa Escola da Terra, uma iniciativa do Ministério da Educação de formação continuada de professores de escolas do campo. No último fim de semana, aconteceu o 1º módulo de formação do Programa, com o tema “Princípios e Fundamentos da Educação do Campo”.

O módulo foi ministrado pela professora do IFPE Afogados Maria Amélia Silva Costa, teve carga horária de 12h e reuniu educadores dos municípios de Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Iguaracy, Ingazeira e Quixaba. Os profissionais participantes foram indicados pelas coordenações das escolas do Campo dos seus municípios.

Elenilda Bezerra do Amaral é uma das 50 cursistas do Programa. Ela é professora há 16 anos, no município de Afogados da Ingazeira e faz parte da equipe técnico-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, atuando na coordenação das escolas do campo. Elenilda fala sobre como está sendo a experiência: “Nesse primeiro momento, nós realizamos várias discussões acerca dos princípios e fundamentos da educação do campo e foi muito bacana, muito importante estar não só revisitando e aprofundando as teorias, mas também tendo a oportunidade de dialogar, de compartilhar experiências do nosso município com as de outros municípios. Apesar de estarmos todos na região do Pajeú, nós vivenciamos realidades diferentes, cada município tem suas individualidades e está sendo muito produtivo fazer parte desse curso”, avaliou.

No Sertão do Pajeú, são cinco cidades beneficiadas com 50 vagas para professores cursistas, entre estes serão indicados ainda cinco tutores bolsistas.

O objetivo é promover a formação continuada específica de 160 professores para que atendam às necessidades de funcionamento das escolas e às especificidades formativas das populações do campo do Estado de Pernambuco, especialmente das regiões: Zona da Mata (Campus Barreiros), Grande Recife (Campus Igarassu) e Sertão do Pajeú (Campus Afogados).

O curso de aperfeiçoamento tem carga horária total de 180h e seguirá até maio de 2024.O curso terá outros quatro módulos presenciais:
– Práticas Pedagógicas da Educação do Campo – 36h
– Trabalho, Decoloniedade, Cultura e Educação do Campo -12h
– Agroecologia, meio ambiente e educação do campo – 12h
– VII Seminário de Agroecologia e VII Seminário de Educação do Campo do IFPE – 15h